Enorme Boeing 747 com passageiros atola após sua roda sair para a grama

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 747-400 Atlas Air
O Boeing 747 envolvido no incidente – Imagem: PlanespotterA320 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Um voo de passageiros entre os Estados Unidos e a Europa, efetuado com um Boeing 747, precisou ser adiado após o grande jato comercial atolar durante a preparação para a decolagem.

Segundo registro no sistema de divulgação e análise de segurança da aviação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), o Jumbo envolvido foi o Boeing 747-400 registrado sob a matrícula N464MC, operado pela companhia aérea norte-americana Atlas Air.

Os dados do incidente indicam que havia 316 passageiros a bordo no que seria o voo de número GTI8598, partindo do aeroporto regional Forbes Field, de Topeka, nos Estados Unidos, na manhã do dia 26 de março com destino ao aeroporto de Nuremberg, na Alemanha.

O aeroporto regional de Topeka – Imagem: Google Maps

A ocorrência é assim descrita no registro da FAA: “A aeronave estava taxiando para a partida e a roda do trem de pouso de nariz ficou presa na lama.”

Em nota à rede KSNT News, um representante da Atlas Air detalhou o incidente:

“O trem de pouso de uma aeronave 747-400 de passageiros da Atlas Air deixou a superfície pavimentada da pista de taxiamento enquanto fazia uma volta de 180º para a posição de decolagem no Aeroporto Regional de Topeka no início da manhã.”

Ainda segundo a companhia aérea, passageiros e tripulantes que estavam a bordo desembarcaram com segurança e sem ferimentos, e a aeronave foi movida a uma instalação de manutenção no aeroporto, onde foi submetida a uma avaliação completa antes de ser devolvida ao serviço.

Dados da plataforma de rastreamento RadarBox mostram que o Jumbo permaneceu em solo até a tarde do dia seguinte, 27 de março, quando então partiu pela pista 31 de Topeka pouco depois das 18h00 locais e completou o voo até Nuremberg sem novas intercorrências.

O Boeing 747 decolando no dia 27 – Imagem: RadarBox

Veja a seguir um vídeo do pouso de um jato Douglas DC-9 em Topeka, efetuado pela mesma cabeceira 31 de onde o Boeing 747 partiu:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Fabricante da aeronave Midnight tem sucesso no desafiador teste de queda...

0
Este teste é reconhecido na indústria da aviação elétrica como uma das barreiras mais desafiadoras à certificação, pois é projetado para