Ator Ary Fontoura reclama em rede social após mala perdida em voo: “E aí, o que fazer?”

O conhecido ator Ary Fontoura, 89, foi ao Instagram e publicou em seus stories um desabafo depois que a empresa aérea TAP Air Portugal perdeu sua mala. Notadamente irritado, o artista cobrou uma solução da empresa aérea.

“Você viaja para descansar, aí tem uma baita dor de cabeça porque a TAP extravia sua mala com todos os seus pertences. E aí, o que fazer? Te dão um papel no aeroporto e você tem que aguardar. Eu não gosto de fazer isso, mas acho um desaforo”, disse Fontoura, como mostra o vídeo abaixo.

Todos os anos, mais de 25 milhões de malas são perdidas em todo o mundo, segundo um levantamento feito antes da pandemia. Medidas vêm sendo tomadas, mas os números seguem altos. Aproximadamente metade das bagagens se perde por problemas com conexões de voos, segundo a SITA, uma empresa de tecnologia para o setor. Voos atrasados potencializam o efeito, já que a mala não consegue chegar voo de conexão a tempo.

Uma proporção significativa de problemas estão ligadas a passageiros e equipe de terra de aeroportos, que simplesmente pegam as malas erradas e não devolvem ou direcionam para o lugar incorreto. Outro fator que contribui pode ser a complexidade do sistema de gerenciamento (handling). Em alguns aeroportos, as empresas aéreas empregam seus próprios times para transportar as malas, enquanto que em outros, as empresas são terceirizadas e atendem a muitas empresas.

Em 2018, a IATA criou uma nova regra – Resolution 753 – com foco em fazer com que as empresas aéreas e aeroportos tomem mais cuidado com sua bagagem.

Fontoura foi a Portugal com objetivo de comemorar antecipadamente seu aniversário de 90 anos, os quais completa em 27 de janeiro. O vídeo abaixo mostra a reclamação do ator.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias