ATR 42-600 inicia testes de certificação para operar na China

A fabricante ATR informou em comunicado que iniciou recentemente os testes para para obter a certificação chinesa para o seu turboélice ATR 42-600. O voo inicial da aeronave de testes aconteceu em 3 de julho e durou três horas, tendo sido realizado no aeroporto Francazal de Toulouse – o outro aeroporto da cidade é o famoso Blagnac, onde fica a fábrica da sua parente Airbus.

A bordo da aeronave, técnicos da Administração de Aviação Civil da China (CAAC), junto com técnicos da Agência Europeia (EASA), obtiveram dados do voo para futura avaliação, que contribuirá para a certificação da aeronave. Se aprovado, pela CAAC, o modelo poderá obter a certificação do tipo e, por consequência, poderá operar para empresas chinesas.

Essa á uma das apostas da ATR, que diz que aeronaves regionais com menos de 100 assentos representam apenas 2,5% da frota aérea chinesa, em comparação com cerca de 25% globalmente. Isso poderia representar um potencial enorme (teoricamente) para que a fabricante possa alavancar vendas num momento em que a indústria da aviação está praticamente estancada, no que diz respeito a encomendas de novos aviões.

A notícia acontece no mesmo dia em que a ATR anunciou a redução na quantidade de aviões produzidos por mês e num corte de 200 empregos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias