Início Acidentes e Incidentes

ATR 42 decola do Brasil para cruzar o Atlântico, mas vira após meia hora e volta à origem

Imagem: RadarBox

No último domingo, 24 de março, o AEROIN mostrou que o ATR 42-500 de matrícula PR-OHS, da Omni Táxi Aéreo, deveria partir em breve do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), para cruzar o Oceano Atlântico rumo à Europa, para passar por procedimento de manutenção.

No dia seguinte, 25, o avião já partiu da capital fluminense e voou até o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, de Natal, em São Gonçalo do Amarante (RN), e nesta terça-feira, 26, decolou do terminal potiguar às 06h07 para a primeira etapa da travessia oceânica.

Porém, pouco mais de meia hora após deixar o Brasil continental no rumo de Fernando de Noronha para sua primeira escala insular, os pilotos do ATR 42 iniciaram uma volta para retornarem à origem do voo.

O pouso foi executado cerca de uma hora após a decolagem, às 07h11, e o avião permanecia no aeroporto de Natal até a publicação desta matéria.

Informações de entusiastas da aviação que acompanhavam o voo indicam que os pilotos não conseguiram fazer contato por rádio HF com o controle de tráfego aéreo da Região de Informação de Voo (FIR) do Atlântico (SBAO / FIR Atlantico).

Com isso, precisaram retornar, pois o contato por HF é um requisito necessário para os voos pelo oceano. Agora, o voo deve continuar somente após a solução do funcionamento do equipamento.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile