ATR 72 da Azul decola, voa 10 minutos e volta ao aeroporto com passageiros suando

ATR-72 da Azul Linhas Aéreas envolvido no incidente

Um ATR 72 da Azul Linhas Aéreas, que realizava um voo de passageiros, precisou retornar ao aeroporto de origem, após uma falha no ar condicionado elevar a temperatura no interior da aeronave. O incidente, reportado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) ocorreu no dia 23 de março com a aeronave registrada PR-AKF. O voo em questão ligava João Pessoa, na Paraíba, a Recife, em Pernambuco.

De acordo com informações do CENIPA e também dados complementares consultados através da plataforma online de rastreio de voos, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional de João Pessoa às 06h43 locais, para cumprir o voo AD-2685, com 60 passageiros e 4 tripulantes.

Logo após a decolagem, ainda na fase de subida, os pilotos observaram uma falha no duto do ar condicionado que, por consequência, causou um aumento na temperatura no interior da aeronave e desconforto aos passageiros.

Diante da falha técnica, a tripulação iniciou os procedimentos previstos nos manuais e checklist do fabricante, vindo a decidir pelo retorno ao aeroporto de origem. Abaixo é possível observar a trajetória da aeronave envolvida no incidente.

Após 10 minutos de voo, os pilotos efetuaram um pouso seguro e sem novas intercorrências. Com cerca de 3 horas de atraso, uma aeronave substituta, o ATR 72 registrado sob a matrícula PR-AKL, decolou de João Pessoa e cumpriu o trajeto até Pernambuco.

Já o bimotor envolvido no incidente ficou em solo até o dia seguinte (24), tendo realizado um novo voo até Recife, desta vez, sem novas ocorrências.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FlightRadar24

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias