Início Acidentes e Incidentes

ATR-72 da Azul sofre falha em um dos motores durante chegada em Confins

ATR-72 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido na ocorrência

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) registrou em seu banco de dados um incidente envolvendo uma aeronave da Azul Linhas Aéreas que teve problemas em um dos motores durante o procedimento de pouso.

A ocorrência aconteceu no dia 31 de janeiro com o ATR-72 registrado sob a matrícula PR-TKK, que estava realizando o voo AD4056, com partida em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e chegada em Confins, em Minas Gerais.

De acordo com as informações do CENIPA e também com dados da plataforma RadarBox de rastreio online de voos, a aeronave decolou do Aeroporto Professor Eriberto Manoel Reino às 07h12 com 54 passageiros e 4 passageiros.

O voo aconteceu sem intercorrências quase na sua totalidade, entretanto, durante a aproximação para pouso em Confins, a aeronave apresentou falha no compressor do motor #1 (motor esquerdo).

Diante da situação, os pilotos iniciaram órbitas (trajetórias circulares de espera em voo) enquanto consultavam os procedimentos previstos na checklist da aeronave. Os dados abaixo, obtidos através do RadarBox, mostram a trajetória da aeronave:

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Após os procedimentos, os pilotos efetuaram um pouso em segurança em Confins, sem novas intercorrências. De acordo com o histórico de voo do PR-TKK, a aeronave permaneceu em solo até o dia 4 de fevereiro, realizando então um voo de Confins para Ipatinga, em Minas Gerais, sem novos reportes de problemas.

Leia mais:

Sair da versão mobile