ATR 72 pousa com tanta força que precisará trocar os trens de pouso

ATR 72 da Air Tahiti, semelhante ao envolvido – Imagem: Garey / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Um avião bimotor turboélice ATR 72 sofreu uma aterrissagem com toque na pista tão mais forte do que o ideal (incidente de pouso duro, ou “hard landing”) que precisará ter seus trens de pouso substituídos.

Segundo reporta o The Aviation Herald, a aeronave envolvida é o ATR 72-212A (comercialmente chamado ATR 72-600) registrado sob a matrícula F-ORVS, operado pela companhia Air Tahiti, da Polinésia Francesa.

O avião estava realizando o voo VT-823 de Nuku Hiva para Atuona, ambas cidades na Polinésia Francesa, na segunda-feira, dia 4 de abril, com 60 passageiros, quando pousou na pista 20 do destino com força excessiva no toque. A aeronave prosseguiu taxiando normalmente até o pátio, mas precisou ser retirada de operação.

A companhia aérea informou que o ATR 72 sofreu efeito de uma corrente descendente de ar durante o pouso em Atuona, e uma inspeção e avaliação pós-voo pelo fabricante da aeronave determinou que pelo menos um dos suportes do trem principal sofreu cargas além da integridade estrutural. Como resultado, foi decidido substituir ambos os suportes dos trens principais.

A aeronave será transportada para Papeete para esses reparos. Ela ainda permanecia em solo em Atuona até a publicação desta matéria neste domingo, 10 de abril de 2022, pois a companhia aérea está aguardando peças do fabricante, com expectativa de que o ATR volte a operar no fim de semana da Páscoa.

Não há Relatórios Meteorológicos de Aeródromo (METARs) disponíveis para Atuona. Há apenas uma estação meteorológica local que informou que 10 minutos anes do pouso a temperatura era de 26ºC, o ponto de orvalho era de 21ºC, os ventos eram leste a 6 nós (11 km/h), a pressão QNH era de 1005 hPa e o céu estava bastante nublado. A estação não relatou nenhuma meteorologia significativamente diferente ao longo do dia.

Segundo o site da Air Tahiti, sua frota é composta por sete aviões ATR 72, dois ATR 42 e três Beechcraft King Air B200.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave