Início Acidentes e Incidentes

ATR-72 pousa com trem de pouso dianteiro virado e rodas são destruídas

Imagem: The Aviation Herald

Um ATR-72-500 sofreu um incidente no último dia 17 de novembro, no qual o bimotor turboélice, ao pousar no aeroporto, acabou sofrendo sérios danos em seu trem de pouso dianteiro após este tocar a pista com as rodas viradas.

A ocorrência aconteceu com a aeronave registrada sob a matrícula S2-AHF, da companhia aérea Novoair, que realizava o voo VQ-967 de Dhaka para Saidpur, ambas cidades em Bangladesh.

Atr-72-500 da Novoair, semelhante ao envolvido no incidente – Shaifuzzaman Ayon, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

De acordo com informações do The Aviation Herald, a aeronave, que estava com 69 passageiros e 4 tripulantes, chegou ao aeroporto de Saidpur e pousou pela pista 34 às 12h52 UTC, entretanto, o trem de pouso dianteiro travou a 90º e os pneus estouraram ao tocar o asfalto.

Na imagem que ilustra esta matéria é possível observar os danos causados pelo atrito do trem de pouso com as rodas viradas contra o asfalto da pista.

Os pilotos foram capazes de manter a aeronave sobre o centro da pista até a parada e então os motores foram desligados para que os serviços de emergência pudessem realizar uma avaliação.

Os passageiros foram desembarcados e o bimotor permaneceu no mesmo local até sua retirada pelo Exército de Bangladesh. A pista voltou a receber pousos e decolagens às 02h00 UTC do dia seguinte, 18 de novembro.

De acordo com dados da plataforma de rastreio de voos RadarBox, a aeronave permanece em solo até a publicação desta matéria, quase uma semana após o incidente.

Leia mais: