Início Acidentes e Incidentes

ATR 72 teve ambos os pneus do trem de pouso esquerdo furados ao pousar em Araçatuba

Avião ATR 72 VoePass Passaredo
ATR 72, semelhante ao envolvido – Imagem meramente ilustrativa – Fonte: VOEPASS

Um reporte de ocorrência aeronáutica cadastrado nesta semana no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) mostra que um avião ATR 72 teve ambos os pneus do trem de pouso esquerdo furados ao pousar em Araçatuba, no interior paulista.

De acordo com os dados, a aeronave envolvida é o ATR 72-500 de matrícula PP-PTN, operado pela VOEPASS, e a ocorrência, classificada como “Incidente” do tipo “Estouro de Pneu”, ocorreu às 20h30 do horário local (23h30 UTC) na última segunda-feira, 8 de maio, ao final de um voo que partiu do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Nota editorial: dados das plataformas de rastreamento online indicam que este avião efetuou o trajeto entre São Paulo e Araçatuba na noite do dia 7 de maio, e não 8 como indicado no sistema.

O voo do PP-PTN na noite do dia 7 de maio – Imagem: FlightRadar24

O histórico da ocorrência é descrito da seguinte forma:

“A aeronave decolou do Aeródromo de Congonhas (SBSP), São Paulo, SP, com destino ao Aeródromo Araçatuba (SBAU), Araçatuba, SP, com 04 (quatro) tripulantes e 53 (cinquenta e três) passageiros a bordo, afim de realizar transporte aéreo público regular. Após o pouso, foi constatado que ambos os pneus do trem de pouso esquerdo haviam furado.”

O reporte do CENIPA considera a natureza dos danos como “Leve” e descreve que a aeronave está liberada no tocante à investigação e que os trabalhos relativos a esta ocorrência estão finalizados.

Os dados das plataformas de rastreamento online de voos também mostram que, até a manhã seguinte, os pneus já haviam sido trocados, pois o PP-PTN decolou de Araçatuba às 06h46 da manhã e seguiu seu planejamento de voos pelo resto do dia.