Início Acidentes e Incidentes

ATR 72 toca a cauda na pista durante pouso no aeroporto de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul

Aeroporto de Santo Ângelo – Imagem: Governo do RS

Informações contidas em um reporte cadastrado no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) mostram que, na tarde de 14 de março de 2025, um incidente aeronáutico foi registrado no Aeroporto de Santo Ângelo (SBNM), no Rio Grande do Sul.

Na ocorrência, uma aeronave ATR 72-600, de matrícula PR-YXC, operando um voo regular da companhia aérea Azul Linhas Aéreas, teve um contato anormal com a pista durante o procedimento de pouso.

ATR 72-600, igual ao envolvido na ocorrência

Segundo o relato, o voo decolou do Aeroporto Internacional Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e, no momento da aterrissagem, o cone de cauda da aeronave tocou a pista, caracterizando um incidente classificado como ARC (Abnormal Runway Contact – Contato Anormal com a Pista).

Apesar do susto, a tripulação prosseguiu com o táxi por meios próprios até o pátio de estacionamento. Os danos à aeronave foram classificados como leves e não houve dano a terceiros no solo.

Após o incidente, a aeronave foi entregue à equipe de manutenção para avaliação e reparos. Com isso, o voo de retorno para Porto Alegre foi cancelado.

O histórico de rastreamento online de voos mostra que o PR-YXC permaneceu no solo até o início da tarde do dia 16 de março, quando partiu para um voo até Campinas, no interior de São Paulo. Em seguida, o ATR 72 seguiu operando voos regulares normalmente.