ATR completa 40 anos com mais de 1.800 aeronaves regionais vendidas

A ATR, tradicional fábrica de aeronaves regionais, completou 40 anos celebrando seu progresso nas últimas quatro décadas e olhando para o futuro, onde deseja seguir posicionada como uma líder de mercado.

Em 4 de novembro de 1981, os sócios fundadores da ATR – Aerospatiale da França e Aeritalia da Itália – assinaram o acordo que selou a ambição comum de produzir uma aeronave projetada para conectividade regional. Com um plano de negócios inicial para algumas centenas de aeronaves, 40 anos depois, a família ATR agora tem quatro versões e o ATR vendeu 1.800 aeronaves.

O sucesso duradouro dos programas decorre de um design que estabeleceu uma referência em inovação, incorporando materiais compostos pela primeira vez. Este salto tecnológico inicial foi complementado pela dedicação da empresa ao desenvolvimento contínuo, integrando novas tecnologias que proporcionam benefícios tangíveis para passageiros e operadores.

Queimando 40% menos combustível, emitindo 40% menos CO2 do que os jatos regionais e capaz de atender às pistas mais desafiadoras, o ATR ajuda a fornecer conectividade essencial a várias partes do globo.

Para o futuro, a ATR trabalha na construção das bases para entrar na próxima fase da aviação regional e estabelecer marcos ambiciosos nos próximos anos, incluindo:

– Voe com Combustíveis de Aviação 100% Sustentáveis ​​(SAF) até 2025;

– Entregar a versão ATR 42-600S de decolagem e pouso curtas até 2025;

– Abrir conectividade para 500 aeroportos adicionais com pistas curtas em todo o mundo;

– Expandir a oferta de cargueiros regionais com o ATR72-600F, atendendo à demanda por 460 cargueiros regionais nos próximos 20 anos.

Stefano Bortoli, CEO da ATR disse: “Nossa história é de inovação e progresso. Ao longo de quatro décadas, trouxemos conectividade e oportunidades econômicas para regiões remotas em todo o mundo. E o mais importante, continuaremos fazendo a diferença, conectando pessoas, empresas e comunidades locais de forma sustentável nos próximos 40 anos. Apoiaremos nossos clientes, fornecendo-lhes as tecnologias mais recentes disponíveis, abrindo caminho para a aviação com emissão zero até 2050″.

As instalações industriais da ATR em Toulouse também comemoraram esse marco, começando com um sobrevoo da família de aeronaves ATR e outros eventos de funcionários ao longo do dia.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing vende até 150 Boeing 737 MAX para grupo dono da...

0
O International Airlines Group (IAG), grupo que controla a British Airways, Iberia e outras empresas, anunciou nesta quinta-feira (19)