Início Acidentes e Incidentes

ATR da Azul sobe a 18 mil pés, mas precisa retornar à origem após problemas em bateria

ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu o reporte da Azul Linhas Aéreas, após uma de suas aeronaves bimotores ter problemas técnicos durante um voo regular e precisar retornar ao aeroporto de origem.

O incidente ocorreu no último dia 10 de junho com o ATR 72-600 registrado sob a matrícula PR-YXT, que realizava o voo AD-4244, de Confins, na Grande Belo Horizonte, para Uberlândia, em Minas Gerais, com 31 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

Segundo dados do CENIPA, a aeronave decolou às 10h34 do Aeroporto Internacional de Confins para realizar o transporte aéreo público regular. Durante a fase de subida, a 18 mil pés (cerca de 5,49 km) de altitude, o ATR 72 apresentou a mensagem de falha no funcionamento da bateria principal.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FlightRadar24

Com manual em mãos, os pilotos iniciaram os procedimentos previsto e decidiram retornar ao aeroporto de origem, onde foi realizado um pouso seguro, sem novas intercorrências, após quase 50 minutos de voo.

De acordo com dados das plataformas online de rastreio de voos, o bimotor decolou novamente de Confins no dia 11, onde aparentemente realizou um voo de testes, pousando novamente na origem. Somente no dia 12 o ATR voltou à malha aérea da Azul, realizando uma operação até Montes Claros.

Leia mais:

Sair da versão mobile