ATR da Azul voa 30 minutos, mas pilotos decidem retornar à origem após aviso no painel

ATR 72 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido na ocorrência

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas que realizava um voo de passageiros sofreu problemas de pressurização e teve que retornar ao aeroporto de origem. O incidente foi reportado pela companhia ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela investigação de incidentes e acidentes no país.

O caso foi registrado no dia 15 de outubro com um ATR 72-600 de pouco mais de 9 anos de idade e matrícula PR-AQL, enquanto cumpria o voo regular entre Campinas e Londrina, no Paraná. De acordo com informações inseridas no banco de dados do CENIPA, e também informações da plataforma Radarbox, a aeronave decolou às 22h45 locais do Aeroporto Internacional de Viracopos, com 61 passageiros e 4 tripulantes, no voo AD-2874.

Durante a fase de subida, os pilotos perceberam uma falha no sistema de pressurização da aeronave. Diante da condição anormal, os pilotos iniciaram os procedimentos dos checklists e decidiram retornar ao aeródromo de origem, onde pousou sem intercorrências após 32 minutos de voo.

Abaixo, é possível observar a trajetória da aeronave que atingiu 7.800 pés (cerca de 2,38 km) de altitude, até iniciar uma volta e pousar no aeroporto campineiro através da pista 15. O ATR 72 permaneceu no solo até o dia seguinte (16), quando realizou um novo voo para Curitiba.

Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias