Início Indústria Aeronáutica

ATR entregou 31 aviões em 2021 e recebeu 35 pedidos; empresa está otimista com o futuro

ATR, fabricante líder mundial de aeronaves regionais, entregou 31 aeronaves e garantiu 35 pedidos em 2021. Os resultados foram apresentados nesta semana durante uma conferência com investidores.

O CEO Stefano Bortoli demonstrou otimismo com os números: “Vimos uma clara tendência de alta em 2021, com sinais positivos de um mercado em recuperação. Isto não se deve apenas à melhoria das condições econômicas, mas também à nossa resposta aos desafios impostos pela pandemia. Continuamos investindo em nosso produto, oferecendo soluções concretas para que nossos clientes possam operar suas aeronaves com o modelo de negócios mais sustentável”.

Ele também salientou os passos na direção da aviação sustentável: “Nossas equipes deram um grande salto em direção à aviação regional sustentável, com uma oferta aprimorada de motores e traçando um caminho para voar com combustíveis de aviação 100% sustentáveis. Tudo isso contribui para tornar os serviços aéreos mais acessíveis e mais baratos. Esse é o espírito e os valores da ATR”.

Alguns números-chave

– A entrega de 31 novas aeronaves nos cinco continentes e 10 aeronaves em segunda mão;

– A colocação de 35 pedidos, incluindo Cartas de Intenção;

– A introdução da nova série de motores Pratt & Whitney 127XT, que consome 3% menos combustível, oferece uma redução de 20% nos custos de manutenção de motor em relação aos motores atuais e se tornará padrão nas aeronaves ATR 72 e 42. O anúncio da Air Corsica como cliente de lançamento do PW127XT;

– A entrega da 1.600ª aeronave e a assinatura do 1.800º pedido;

– O lançamento da fase de industrialização da versão de decolagem e pouso curtos;

– A assinatura de uma Carta de Intenções com Braathens Regional Airlines e Neste para acelerar o processo de certificação de aeronaves ATR com 100% Sustainable Aviation Fuels (SAF);

– A abertura de um Customer Experience Studio totalmente digitalizado e conectado, o primeiro no setor aeroespacial regional.

Na carga

O mercado de cargueiros está crescendo fortemente e a ATR prevê uma demanda de 460 aviões ao longo de 20 anos na categoria de até nove toneladas. 

As conversões de aviões de passageiros para cargueiros são outra parte do potencial do negócio de carga: a maioria das 10 aeronaves em segunda mão entregues pela ATR em 2021 foram convertidas para operações de carga.

Potencial

A ATR também prevê novas oportunidades ao explorar o mercado de reposição – com potencial de 1.200 turboélices na categoria de 30 a 70 assentos – e conectar ainda mercados em crescimento como Japão, Sul da Ásia e África, que precisam aumentar as conexões domésticas e internacionais .

Essas oportunidades andam de mãos dadas com a redução ainda maior da pegada ambiental da aviação. A ATR trará o novo e mais eficiente motor PW127XT ao mercado em 2022. O fabricante com sede em Toulouse também realizará um voo de teste com a Braathens Regional Airlines e a Neste, com o objetivo de concluir a certificação 100% SAF de sua aeronave até 2025.

Informações da ATR

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile