ATR que estava submerso em lago se parte ao meio ao ser içado; veja o vídeo

Imagem da aeronave partida durante o içamento

O ATR 42 que realizava um voo passageiros e acabou se acidentando no último domingo, 6 de novembro, foi retirado da água com a ajuda de um guindaste nesta terça-feira (8). O acidente ocorreu no Lago Vitória, na Tanzânia, e matou 19 pessoas.

Após três dias desde a ocorrência, uma operação para a retirada da aeronave foi montada com a utilização de cabos e um guindaste. Durante o içamento do aparelho, conforme pode ser assistido no vídeo abaixo, a aeronave se partiu logo à frente das asas, em duas partes.

Conforme reportado pelo AEROIN no começo da semana, a aeronave da Precision Air, registrada sob a matrícula 5H-PWF, estava se aproximando para pouso no Aeroporto de Bukoba, após cumprir quase todo o voo PW-494, que chegava de Dar Es Salaam.

Devido ao mau tempo no momento da aproximação, a aeronave passou reto sobre a pista 13 do aeroporto e acabou caindo no Lago Victoria. Desde então, a aeronave permanecia submersa nas águas do lago. O bimotor transportava 43 a bordo, sendo 39 passageiros (38 adultos e uma criança) e quatro tripulantes a bordo. A companhia aérea informou que 19 faleceram, entre eles o comandante e o copiloto.

A Autoridade Aeroportuária da Tanzânia (TAA) confirmou a operação e disse que uma investigação já está em andamento.

A operação para recuperar o avião da Precision Air que caiu no Lago Vitória foi concluída.
O exercício em curso é a investigação da causa do acidente de avião, conforme ordenado pelo Exmo; O Primeiro Ministro Kassim Majaliwa juntamente com o Ministro da Construção e Transporte Prof. Seca de Mbarawa.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias