As obras de pavimentação no aeroporto de Fernando de Noronha enfrentam mais um atraso, causando insatisfação e críticas do presidente do Conselho Distrital da ilha, Ailton Araújo Júnior. O serviço no eixo central da pista, iniciado em 24 de setembro, deveria ser concluído em 60 dias, conforme cronograma inicial do governo de Pernambuco, mas o prazo foi novamente descumprido.
“Houve mais um novo atraso na obra. O Conselho Distrital não foi comunicado da prorrogação do serviço. Não recebemos o calendário atualizado nem justificativa de mudança. É um absurdo”, afirmou Ailton Júnior.
Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) proibiu pousos de aviões de grande porte na ilha devido a fissuras e buracos na pista. A decisão obrigou a Azul a operar com aeronaves menores, do modelo ATR, e levou a Gol a suspender seus voos para Noronha. A Voepass começou a operar na ilha em janeiro de 2023, também com o modelo ATR.
As obras de recuperação das pistas, que totalizam 1.845 metros de extensão, são realizadas pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) com investimento de R$ 60 milhões. Os trabalhos, que empregam 56 operários, ocorrem durante o período noturno, das 18h às 9h, quando o aeroporto está fechado.
Segundo o governo de Pernambuco, cerca de 70% do orçamento da obra foi destinado ao envio de equipamentos e insumos para Fernando de Noronha, uma logística que envolve desafios adicionais devido à localização remota da ilha.
Até o momento, a Semobi não respondeu aos questionamentos sobre os motivos do novo atraso nem apresentou uma previsão atualizada para a conclusão da obra, informou o g1.
Leia mais: