A concessionária CCR Aeroportos informa que, através do Aeroporto Prefeito Renato Moreira, leva para a cidade de Imperatriz (MA), por meio de uma iniciativa do Instituto CCR, duas ações que estão fazendo sucesso por onde passam: o maior projeto de música clássica de câmara já realizado no Brasil, o CCR Mobility Music, e o “Caminhão de Histórias – Que Mistérios Tem Clarice”.
Ambas iniciativas desembarcam na cidade a partir de hoje, dia 8 de outubro, sendo uma no saguão do aeroporto e a outra na Orla de Imperatriz.
O projeto de música clássica começa hoje e vai até o dia 31 de outubro, ocorrendo nesta terça das 10h às 12h e nas próximas terças e quintas-feiras, das 16h às 18h, no saguão do aeroporto, próximo ao embarque.
A ação vem ao encontro dos objetivos da CCR Aeroportos em fortalecer a cultura regional e proporcionar um ambiente agradável para os passageiros. As apresentações serão realizadas pela Orquestra Sonoros, Quarteto Imperatriz, Grupo Casa das Artes e Grupo Tríade. O projeto já passou por outros aeroportos da CCR Aeroportos e tem sido bem recebido e prestigiado por todos que frequentam esses locais.
Já o caminhão de histórias ficará estacionado na Beira-Rio, atrás da Concha Acústica. Trata-se de uma exposição estruturada em um caminhão-baú de 15 metros, inspirada nas obras infantojuvenis da escritora Clarice Lispector. A amostra gratuita começa hoje (terça-feira) e vai até o dia 11 (sexta-feira) das 10h às 17h, com exposições, contação de histórias e outras atividades.
O projeto tem como objetivo promover a cultura, a literatura e reflexões sobre o universo infantojuvenil criado pela escritora, além de aproximar crianças, jovens e adultos de uma das escritoras mais importantes do século XX. Entre as obras apresentadas estão: “A Vida Íntima de Laura”, “O Mistério do Coelho Pensante” e “A Mulher que Matou os Peixes”.
A gerente do Aeroporto de Imperatriz, Chirlayne Torres, ressalta a relevância dessas iniciativas da concessionária CCR Aeroportos, que administra o aeroporto:
“Receber dois projetos culturais após uma semana da entrega das obras reforça ainda mais nosso objetivo de estimular a cultura e fomentar a economia regional da nossa cidade. O projeto de música clássica enriquece nossa experiência com o cliente, criando um ambiente acolhedor, enquanto o Caminhão de Histórias oferece aos jovens uma verdadeira imersão na literatura, uma ferramenta poderosa de transformação.”
Na última semana, a CCR Aeroportos entregou a obra prevista no contrato de concessão assinado com o Governo Federal, que contou com um investimento de cerca de R$ 60 milhões.
A obra, concluída dois meses antes do prazo previsto, visa aumentar a segurança operacional e proporcionar um ambiente mais confortável e moderno para os passageiros. Foram realizadas diversas melhorias no terminal de passageiros, incluindo a área de embarque e desembarque, além do lado ar (pátio das aeronaves).
Mobility Music
Com duração de cinco meses, o projeto tem como foco levar ao público, de forma gratuita e acessível, apresentações de artistas locais. A turnê de apresentações vai passar por terminais aeroportuários operados pelo Grupo CCR.
O projeto é produzido pela LMX Produções, com direção artística do maestro Rodrigo Vitta e direção geral de Lion Andreassa. Todas as atividades serão adaptadas para atender às necessidades de pessoas com deficiências motoras, auditivas e visuais. Para mais detalhes sobre a programação do projeto, consulte o final do release.
“O CCR Mobility Music é o maior programa de música de câmara no Brasil que veio para disseminar a música clássica de qualidade sem quaisquer fronteiras ou diferenças. Nossa ideia é mostrar que, assim como aconteceu no passado, na época dos grandes compositores, todas as pessoas podem ter acesso a esse estilo musical tocado por grandes grupos e, claro, poder se divertir bastante. Afinal, música é linguagem universal”, ressalta o Maestro Rodrigo Vitta.
Exposição interativa – Caminhão de histórias
O Grupo CCR, a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil e que administra o Aeroporto de Imperatriz por meio da CCR Aeroportos, levará a exposição para oito estados brasileiros até novembro. O Instituto CCR está investindo R$ 1 milhão no projeto, reforçando a sua posição como uma das principais promotoras de cultura e educação no Brasil.
O interior do caminhão foi recriado para refletir a residência da autora, proporcionando atividades educativas como leitura, oficinas criativas e o uso de máquinas de escrever, todas conduzidas por educadores especializados.
O exterior é decorado com ilustrações de Mariana Valente, neta de Clarice, que retratam diversos aspectos da vida da autora. Essas imagens incluem cidades e países onde Clarice viveu, como Recife, Rio de Janeiro, Pisa, Genebra e Washington, além de cenas da escritora cercada por crianças, jardins e animais.
“Este projeto ajuda a consolidar o propósito do Instituto CCR de promover cultura e educação em todo o Brasil, contribuindo para a mobilidade social. Levar as obras de uma das autoras brasileiras mais renomadas mundialmente, que escreveu inúmeras histórias dialogando com jovens leitores, busca despertar neste público curiosidades sobre seus próprios sentimentos, emoções e outras reflexões. Além disso, reforça as nossas ações de apoio a diversos festivais literários no País”, afirma a diretora-executiva do Instituto CCR e de Sustentabilidade, Inovação e Responsabilidade Social do Grupo CCR, Renata Ruggiero.
Informações da CCR Aeroportos