Ouça o que disse o piloto do A320 que atingiu pássaro no pouso noturno em Porto Alegre

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Após um longo voo desde Recife, em Pernambuco, um Airbus A320neo colidiu com pássaro a instantes do pouso em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite desta sexta-feira, 12 de fevereiro, conforme reportou o piloto do voo.

A gravação que você vê acima, registrada ao vivo pela câmera do canal Camera Aeroporto Salgado Filho, mostra a chegada do voo AD4648 da Azul Linhas Aéreas, que foi cumprida na sexta-feira pelo Airbus A320neo de matrícula PR-YRE e pousou às 22h04 do horário local.

Logo depois de o A320 ser visto no vídeo pousando pela pista 11 do aeroporto de Porto Alegre, o piloto da companhia comunica ao controlador de tráfego aéreo que encontrou um bando de pássaros por volta da altura de 400 pés (122 metros) em sua aproximação, e ao ser questionado sobre alguma colisão (“birdstrike”), ele confirma o impacto.

Durante seu aviso sobre os pássaros, o piloto ainda usa a expressão “por incrível que pareça”, uma vez que a situação de encontrar pássaros em um horário tão avançado na noite é bastante incomum.

O próprio canal Camera Aeroporto Salgado Filho levanta a possibilidade de o impacto ter ocorrido com corujas, bastante comuns na região, porém, caso o piloto esteja certo ao afirmar que viu um “bando de pássaros”, torna-se pouco provável, embora não impossível, tratar-se de corujas, pois estas não costumam voar em grupos grandes.

De qualquer forma, após a ocorrência o controlador de tráfego aéreo seguiu alertando aos demais pilotos para que estivessem cientes da possibilidade de impactos na aproximação.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

ANAC realiza reuniões para discutir segurança e desafios da aviação na...

0
A Agência abriu espaço para ouvir as demandas dos operadores a fim de entender quais são as necessidades da aviação na região amazônica.