Aumento de operações aéreas no Aeroporto de Caxias do Sul resulta em relevante alta de passageiros

Airbus A320neo Azul Linhas Aéreas em pouso no Aeroporto de Caxias do Sul – Imagem: Prefeitura de Caxias do Sul

O Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, registrou alta na movimentação de passageiros durante o primeiro quadrimestre de 2023, se comparado aos números da mesma época do ano passado. Entre janeiro e abril de 2023, 99.300 pessoas transitaram pelo aeródromo.

O valor é 111% superior ao total de 46.954 passageiros do primeiro quadrimestre de 2022. Também representa mais de 40% da demanda total de passageiros de todo o ano 2022, quando 221.449 pessoas utilizaram o aeroporto. Os dados abrem expectativa de quebra do recorde anual histórico de passageiros, que remonta a 2019, quando o Hugo Cantergiani atingiu o pico de 240.000 passageiros.

De acordo com a prefeitura do município, o principal fator para o aumento expressivo de passageiros foi a quantidade de novas operações. No primeiro quadrimestre do ano passado, o aeródromo possuía apenas dois voos. Atualmente, são quatro voos diários, divididos entre as companhias Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas e Latam.

Nesta semana, a Azul passou a utilizar um novo avião de maior capacidade no trecho entre Caxias do Sul e Campinas, em São Paulo. Além disso, a Gol, que opera voos para Guarulhos, anunciou o retorno da operação entre Caxias e o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Houve voos entre as duas cidades no início do ano e, agora, a operação será retomada a partir de junho.

Maurício Loreto D’Ávila, diretor do terminal, avalia o resultado. “Com as carências constatadas nos transportes rodoviário e ferroviário, a aviação vem se tornando alternativa para o desenvolvimento nacional. O transporte aéreo está se tornando ágil, eficiente e traz segurança. No contexto, a aviação regional tem papel importante no desenvolvimento do país, promovendo a integração entre a cidade grande e o interior, alavancando oportunidades e negócios”, destaca.

Atualmente, além da aviação comercial, o Aeroporto Hugo Cantergiani é responsável por transporte de órgãos e enfermos. O terminal também está habilitado para pousos de aeronaves particulares, nas quais podem estar autoridades e delegações de atletas.

Informações da Prefeitura de Caxias do Sul

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Empresa dos aviões mais listrados do mundo recebe seu primeiro Airbus...

0
Um total de 41 novas aeronaves, sendo 13 Airbus A320neo e 28 Airbus A321neo, substituirão sucessivamente a frota existente em rotas de