Início Aeroportos

Aumento de operações aéreas no Aeroporto de Caxias do Sul resulta em relevante alta de passageiros

Airbus A320neo Azul Linhas Aéreas em pouso no Aeroporto de Caxias do Sul – Imagem: Prefeitura de Caxias do Sul

O Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, registrou alta na movimentação de passageiros durante o primeiro quadrimestre de 2023, se comparado aos números da mesma época do ano passado. Entre janeiro e abril de 2023, 99.300 pessoas transitaram pelo aeródromo.

O valor é 111% superior ao total de 46.954 passageiros do primeiro quadrimestre de 2022. Também representa mais de 40% da demanda total de passageiros de todo o ano 2022, quando 221.449 pessoas utilizaram o aeroporto. Os dados abrem expectativa de quebra do recorde anual histórico de passageiros, que remonta a 2019, quando o Hugo Cantergiani atingiu o pico de 240.000 passageiros.

De acordo com a prefeitura do município, o principal fator para o aumento expressivo de passageiros foi a quantidade de novas operações. No primeiro quadrimestre do ano passado, o aeródromo possuía apenas dois voos. Atualmente, são quatro voos diários, divididos entre as companhias Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas e Latam.

Nesta semana, a Azul passou a utilizar um novo avião de maior capacidade no trecho entre Caxias do Sul e Campinas, em São Paulo. Além disso, a Gol, que opera voos para Guarulhos, anunciou o retorno da operação entre Caxias e o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Houve voos entre as duas cidades no início do ano e, agora, a operação será retomada a partir de junho.

Maurício Loreto D’Ávila, diretor do terminal, avalia o resultado. “Com as carências constatadas nos transportes rodoviário e ferroviário, a aviação vem se tornando alternativa para o desenvolvimento nacional. O transporte aéreo está se tornando ágil, eficiente e traz segurança. No contexto, a aviação regional tem papel importante no desenvolvimento do país, promovendo a integração entre a cidade grande e o interior, alavancando oportunidades e negócios”, destaca.

Atualmente, além da aviação comercial, o Aeroporto Hugo Cantergiani é responsável por transporte de órgãos e enfermos. O terminal também está habilitado para pousos de aeronaves particulares, nas quais podem estar autoridades e delegações de atletas.

Informações da Prefeitura de Caxias do Sul

Leia mais:

Sair da versão mobile