Aumento nos combustíveis leva a quebra-quebra e voos cancelados em aeroporto cazaque

Juris Paiders, CC BY 2.0, via Wikimedia

Na noite de ontem, 5 de janeiro, o Cazaquistão viveu momentos de tensão em meio à escalada dos conflitos no país, onde cidadãos frustrados têm ido às ruas contra o governo, inclusive prontos para o combate armado. Os protestos violentos também estão causando interrupções no tráfego aéreo, já que manifestantes invadiram o aeroporto de Almaty.

Funcionários do maior aeroporto do país fugiram dos levantes e os voos foram desviados ou cancelados. Várias companhias aéreas já responderam e suspenderam seus voos para Almaty nos próximos dias. Vídeos do terminal de passageiros do aeroporto (abaixo) mostram sujeira e destruição.

Os protestos mais violentos acontecem no país desde terça-feira e já deixam um rastro de vítimas. Na quarta-feira, oponentes armados do governo invadiram prédios da administração pública. 

Existe um grande descontentamento com o governo, mas o gatilho desse último protesto foi recentemente o forte aumento nos preços dos combustíveis, reporta a CNN Internacional. Nesse ínterim, o presidente Kassym-Jomart Tokayev demitiu seu gabinete e declarou estado de emergência.

O Cazaquistão é liderado pelo mesmo partido desde 1991. A organização não governamental Freedom House classifica o país como um “regime autoritário estabelecido” com certa estabilidade. A liberdade de expressão, no entanto, não é garantida e não há eleições diretas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Movimento no Aeroporto de Salvador (BA) foi de 2 milhões de...

0
Ao todo, os quatro principais aeroportos administrados pela VINCI Airports no Brasil somaram pouco mais de 3 milhões de passageiros.