Aura Airlines pede mais voos para o Brasil como parte de parceria com os Correios

Foto ilustrativa – Pedro Aragão, CC BY-SA 3.0 GFDL, via Wikimedia

A empresa aérea espanhola Aura Airlines começou a voar ao Brasil no primeiro trimestre deste ano com voos esporádicos realizados mediante um contrato para atender aos Correios, como o AEROIN informou em primeira mão. Aparentemente, a parceria tem dado frutos, já que novos voos têm sido solicitados semanalmente e, apenas no mês de maio, já são quatro operações agendadas.

Basicamente, os voos têm por finalidade o transporte de cargas diversas de Chengdu, na China, para São Paulo, operados pelo Airbus A330-200 da companhia, uma aeronave de passageiros adaptada para transportar pacotes. Tanto na ida, quanto na volta, a aeronave faz parada intermediária em Madri, sua base operacional.

Os próximos voos da Aura para São Paulo estão agendados para os dias 3, 5, 9 e 12 de maio, mas a empresa já solicitou outros, que devem passar a constar do registro de voos da ANAC nos próximos dias.

O fretamento de aeronaves faz sentido neste momento, haja visto que a conectividade aérea internacional ainda não foi totalmente retomada e a própria China tem enfrentado dificuldades em meio ao surto recente de Covid-19, que faz os voos atrasarem ou serem cancelados. Com isso, uma maneira de assegurar minimamente o fluxo do comércio e a entrega das encomendas gira em torno dos fretamentos.

A Aura Airlines aproveitou o momento da alta demanda para entrar no mercado de carga aérea com seu único A330 com capacidade para 48 toneladas. Criada como Gowair, iniciou operações em 2021 com objetivo de transportar passageiros em rotas turísticas da Espanha usando dois A320. Mais tarde absorveu a aeronave de maior porte, que não chegou nem a ser pintada, mas rapidamente foi colocada no serviço de frete aéreo.

As principais rotas unem Madri, sua base, a países da Europa e a Bogotá, na Colômbia, de onde as cargas podem ser levadas a vários países da região em parceria com empresas locais, como a Transcarga.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias