A Qantas anunciou um novo investimento em sua frota de aviões turboélices DeHavilland Dash 8 como parte de seu compromisso contínuo de manter a Austrália regional conectada.
A companhia aérea nacional adquirirá 14 aeronaves Dash DHC-8-400 (Q400) de meia-idade, com 19 aeronaves turboélice menores Q200 e Q300 sendo gradualmente retiradas da frota. A primeira aeronave se juntará à frota da QantasLink até o final deste ano.
As aeronaves Q400 são mais de 30% mais rápidas do que as aeronaves Q200 e Q300, economizando tempo dos clientes ao viajar para e de destinos regionais. A frota mais jovem também ajudará a melhorar a confiabilidade operacional.
Este investimento aumentará o número de aeronaves Q400 na frota para 45, com a consolidação de três subfrotas em uma única frota de turboélices, proporcionando maiores benefícios de escala e eficiências para a QantasLink, incluindo menores custos de manutenção e operação. Após a conclusão das mudanças na frota, não haverá mudança material na capacidade total de turboélices da QantasLink.
A CEO do Grupo Qantas, Vanessa Hudson, disse que o programa de renovação dos turboélices faz parte do compromisso contínuo da companhia aérea em servir a Austrália regional.
“Como companhia aérea nacional, estamos orgulhosos do papel que desempenhamos por mais de 100 anos mantendo as comunidades regionais conectadas, e este investimento garante que haverá serviços aéreos confiáveis em muitas partes da Austrália regional”, disse Hudson.
Este investimento ocorre enquanto o Grupo Qantas avança em seu programa mais amplo de renovação da frota de jatos, com a terceira aeronave Airbus A220 da QantasLink a ser entregue nas próximas semanas.
O investimento líquido na frota será predominantemente distribuído entre os exercícios fiscais de 2025 e 2026, com a maioria no exercício fiscal de 2025. O investimento no exercício fiscal de 2025 será gerido dentro da orientação de capex líquido existente de $3,7 bilhões a $3,9 bilhões de dólares australianos.
Fatos sobre a aeronave Q400 na Qantas:
- A QantasLink atualmente tem 31 aviões Q400 em sua frota, que aumentará para 45 após o novo investimento;
- Os 14 novos Q400s terão 78 assentos (quatro a mais do que os Q400s existentes) em comparação com 50 assentos nos Q300s e 36 assentos nos Q200s;
- Os Q400s produzem menos emissões de carbono por passageiro do que os Q300s;
- As aeronaves adicionais são, em média, mais de 10 anos mais jovens do que as aeronaves que estão substituindo;
Via Assessoria de Imprensa da Qantas