Início Indústria Aeronáutica

Autoridade russa emite certificado para modificações da aeronave de transporte Il-76

Divulgação ZetAvia

A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, conhecida como Rosaviatsia, concedeu à PJSC Il (parte da PJSC United Aircraft Corporation Rostec) um certificado de tipo para modificações do famoso avião de transporte Il-76. O certificado aplica-se especificamente aos modelos Il-76TD-90.

A emissão deste certificado é considerada um passo significativo para o desenvolvimento do avião comercial de transporte Il-76TD-90A, que é uma modificação e atualização das atuais versões em uso. Segundo um comunicado conjunto da Rosaviatsia e da United Aircraft Corporation (UAC), essa nova versão tem como objetivo atender tanto clientes russos quanto internacionais.

De acordo com a agência russa Interfax, atualmente, mais de 100 unidades do Il-76TD e suas variantes estão em operação em todo o mundo e muitos desses modelos estão atingindo o fim de sua vida útil.

O novo Il-76TD-90A promete apresentar melhorias em desempenho de voo, com uma moderna aviônica e uma redução no número de tripulantes, que poderá ficar em apenas três pessoas. Essas características fazem do novo modelo uma opção única e competitiva no mercado de aeronaves de transporte pesadas. Adicionalmente, o novo avião poderá operar em todas as rotas aéreas a partir de qualquer aeroporto internacional.

A obtenção do certificado também facilitará uma documentação mais clara em relação às mudanças subsequentes no design das aeronaves, destacou Dmitry Yadrov, chefe da Rosaviatsia.

Daniil Brenerman, diretor geral da PJSC Il, afirmou que o Il-76TD-90A ” desperta grande interesse entre as companhias aéreas”, especialmente aquelas com frotas que incluem modelos da família Ilyushin. Ele revelou que a carteira potencial de pedidos para este novo modelo já supera 100 unidades, com entregas previstas para começar em 2028.

Atualmente, entre os operadores do Il-76, estão a Volga-Dnepr, Gelix, Abakan Air, Aviacon Cytotrans e a Sky Gates Airlines, evidenciando a relevância contínua deste avião no mercado de transporte aéreo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile