Início Variedades

Autoridades alemãs se colocam ‘na frente’ de um jumbo Boeing 747 e não deixam ele decolar

Avião Boeing 747-8F CargoLogic
Imagem: Boeing / Dan Nevill

As autoridades alemãs no aeroporto de Frankfurt-Hahn estão impedindo que um Boeing 747-400F cargueiro decole, por conta das sanções colocadas pela União Europeia e a Alemanha sobre a Rússia, após a invasão da Ucrânia. O curioso é que o avião não pertence a uma empresa russa, mas a uma britânica.

Como relata o jornal alemão Bild, o avião apreendido pertence à CargoLogicAir UK e estava no aeroporto de Frankfurt em manutenção. Até então, a empresa aérea havia se safado das sanções por ser constituída no Reino Unido, embora pertença ao grupo russo Volga-Dnepr.

Mas uma decisão alemã pode mudar tudo.

Como a companhia aérea Cargologicair UK e suas aeronaves estão sujeitas a sanções da UE, uma proibição de decolagem foi imposta ao Boeing 747, que estava em Frankfurt-Hahn para manutenção”, disse o jornal citando uma ordem do Ministério dos Transportes alemão.

Pela regra citada pelo governo alemão, a companhia estaria sujeita às sanções por ser de propriedade de cidadãos russos, numa decisão que cria um precendente que poderia ser aplicado em outros países, sempre que uma empresa for controlada por cidadãos russos.

A CargoLogicAir UK possui apenas dois Boeings 747-400F em sua frota e ambos estão parados atualmente, um em Frankfurt e outro nos Estados Unidos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile