Autoridades da aviação civil se reúnem em São Paulo em evento de segurança operacional

Imagem ilustrativa – Fonte: Cabo Frio Airport

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que autoridades da aviação civil se reuniram na quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de dezembro, para discutir sobre segurança operacional.

Em sua 7ª edição, o Safety Management Summit – SMS Brazil 2022 contou com a presença de 200 pessoas no Hotel Radisson Paulista, em São Paulo. Promovido pela ANAC, o SMS Brazil é realizado anualmente no mês de dezembro como parte da comemoração ao dia Internacional da Aviação Civil, celebrado no dia 7 de dezembro.

O objetivo do evento é proporcionar a troca e o compartilhamento de experiências entre representantes da indústria da aviação civil para discutir as melhores práticas de segurança operacional, além de fortalecer a cultura de segurança operacional no setor aéreo como mecanismo para evitar acidentes aeronáuticos.

Imagem: ANAC

No primeiro dia, pela manhã, o diretor da ANAC, Luiz Ricardo Nascimento, realizou a abertura do evento. Em seguida, o chefe da Assessoria de Segurança Operacional, Wagner Morais, o especialista em regulação de aviação civil, Igor Penna, e o coronel especialista em controle de tráfego aéreo, Jorge Ávila, realizaram palestra sobre a nova resolução sobre reporte mandatório de segurança operacional do estado brasileiro.

Já no período da tarde, o diretor de segurança operacional e operações da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), Virginio Corrieri, apresentou as iniciativas de safety na região da América Latina e do Caribe.

Logo após, foi realizado um painel sobre a operacionalização de Safety Management System (SMS) em organizações de manutenção, com o especialista em regulação de aviação civil da ANAC, Flávio Soares, com o responsável técnico da Helisul Táxi Aéreo, Salvador Rodrigues, com o gerente de garantia de qualidade da Dassault Sorocaba, Gledson Torres, e com o gerente de segurança operacional da ABA Barreiras, Gustavo Monastério.

O primeiro dia foi finalizado com o painel preparado pelo Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Comercial (Brazilian Commercial Aviation Safety Team – BCAST). O presidente do grupo, comandante da LATAM Marcelo Leão, tratou dos safety enhancements (melhoramentos de segurança) propostos pelo BCAST e do sistema de alerta de proximidade do solo melhorado (Enhanced Ground Proximity Warning System – EGPWS) também conhecido como TAWS (Terrain Awareness System).

Na sexta-feira, 16 de dezembro, o diretor da ANAC, Rogério Benevides, fez a abertura do segundo dia de palestras e painéis.

Benevides indicou que “a gestão da segurança operacional envolve a organização de recursos, pessoas, processos e estratégias para eliminação e mitigação de riscos antes que acidentes ou incidentes ocorram, por meio do processo de identificação de perigos e de coleta de dados, para a melhoria do desempenho de segurança operacional. E, para isso, precisamos fomentar continuamente a cultura da segurança, definida pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) como a maneira pela qual as pessoas se comportam em relação a segurança e risco sem ninguém estar olhando. Essa é a essência da qual nenhum de nós podemos nos afastar”.

O coordenador da Gerência de Inteligência da Superintendência de Ação Fiscal da ANAC, Renato Hamilton, e o coordenador da Gerência Técnica de Planejamento da Superintendência de Aeronavegabilidade da ANAC, Germano Bayer, trataram da nova resolução sobre notificação voluntária de desvios e os mecanismos de aprimoramento da cultura positiva para a segurança operacional.

Em seguida, a gerente Safety e chefe de aeronavegabilidade (HO Airworthiness) da FlyingBasket, Marta Cejuela Martín, fez uma palestra apresentado o SMS e abordando a aeronavegabilidade para drones. E o gerente de operações do Aeroporto da Zona da Mata (SBZM), Robson Alvim, palestrou sobre a operacionalização de SMS em pequenos e médios aeroportos.

No período da tarde, houve o painel de operacionalização de SMS em pequenos e médios operadores aéreos, que contou com a participação do presidente do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional de Helicópteros (Brazilian Helicopter Safety Team – BHEST), Gilvan Barros, do gerente de operações da aviação geral da superintendência de padrões operacionais da ANAC, Bruno Del Bel, do gerente de qualidade e safety da CHC do Brasil Táxi Aéreo S.A, Rafael Ramos, e do diretor de operações da VOAR Aviation Táxi Aéreo e Manutenção Ltda, Wagner Gropelo.

O SMS Brazil 2022 terminou com um painel do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Geral (Brazilian General Aviation Safety Team – BGAST) sobre Gestão de Recursos Corporativos (Corporate Resource Management – CRM) e teve a participação do gerente técnico-regulatório da Associação Brasileira de Aviação Geral, Raul Marinho, e do especialista em segurança de aviação, Nícolas Ramos.

Informações da Agência Nacional de Aviação Civil

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias