Início Mercado

Autoridades da Venezuela e do Uruguai concordam em abrir uma rota aérea entre suas capitais

Imagem: CWB Spotter

As autoridades da Venezuela e do Uruguai concordaram em abrir uma rota aérea entre suas capitais, Caracas e Montevidéu, respectivamente, que será operada pela companhia aérea venezuelana Rutaca, relatou o Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) do país neste sábado. No entanto, o INAC não divulgou uma data específica para a inauguração dessa conexão.

A ativação da “rota Caracas-Montevidéu-Caracas” faz parte dos acordos assinados entre as autoridades aeronáuticas da Venezuela e do Uruguai, que assinaram um memorando de entendimento sobre serviços aéreos nesta semana, com o objetivo de atualizar as condições aero-comerciais.

A reunião em que o documento foi assinado foi liderada pelo presidente do INAC, Leonardo Briceño, e pelo diretor nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica do Uruguai, Leonardo Blengini. Representantes da Rutaca também participaram do encontro, de acordo com o instituto venezuelano.

Segundo o noticiário do La Vanguardia, A reunião ocorreu no âmbito da VII Assembleia Extraordinária da Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC), realizada em Lima, Peru, de 13 a 15 de dezembro.

Em agosto passado, o INAC relatou um aumento de 26,8% nos voos internacionais de e para a Venezuela desde o início do ano até então, em comparação com 2022, o que mostra uma “curva ascendente” no número de operações aéreas no país.

O país sul-americano e a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) avaliaram, em novembro de 2022, planos para promover o desenvolvimento do setor aéreo, durante uma reunião entre as partes em Caracas, que continuou em julho, quando uma delegação da entidade internacional visitou a Venezuela.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile