Início Empresas Aéreas

Autorizado: um Boeing 747-200 será visto em Belo Horizonte após muitos anos

ATUALIZAÇÃO: o voo consta como alterado para dias 9 (chegada em BH) e 10 (partida). Mais detalhes no corpo da publicação.

Havíamos antecipado ontem em primeira mão e hoje (31) recebemos a confirmação de que o voo especial foi aprovado. Com isso, está tudo acertado para que um Boeing 747-200 faça uma raríssima visita à região de Belo Horizonte na próxima semana.

A aeronave per se já é difícil de ser vista pelo mundo, já que existem hoje menos de vinte exemplares fazendo voos comerciais. Em BH, já fazia mais de uma década que tal avião não aparecia em um voo comercial, segundo dados da BH Airport.

Segundo fontes nos informaram, o voo tem por finalidade transportar insumos para uma empresa baseada em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Detalhes da carga ou o nome do importador não foram informados.

A operação será realizada pela empresa moldava Fly Pro e o voo começa na China. A programação aprovada é a seguinte:

DIA 7 DE SETEMBRO – o avião decola de Guangzhou, na China, e faz paradas em Muscat (Omã) e Acra (Gana), antes de seguir para Belo Horizonte.

DIA 9 DE SETEMBRO – o jato decola de Gana para o BH, onde tem pouso previsto para 10h30 na hora local. O número do voo é o PVV-8902.

DIA 10 DE SETEMBRO – a partida de Minas Gerais acontece 2h da madrugada do dia 10, rumo à Acra e com número de voo PVV-8903.

Está previsto o voo com o jato de de matrícula ER-BAT, segundo fontes nos revelaram, mas isso poderá ser alterado, como é comum em voos de carga. Uma nova previsão foi colocada para chegada no dia 09, às 10h30 da manhã.

747-200 em BH

O Boeing 747-200 se tornou uma aeronave rara, mas ao longo da história do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins, ele fez várias aparências. Foram diversas empresas que voaram com o Jumbo da série 200 para o aeroporto mineiro, sempre em voos não-regulares: Alitalia, Aerolíneas Argentinas, Kalitta Air e a espanhola Pronair.

Enquanto a Aerolíneas, e a Alitalia trouxeram o jumbo para Confins em razão de visitas diplomáticas, a Kalitta Air e a Pronair voaram com a versão cargueira do quadrimotor. Eis que agora o Boeing 747-200 deverá voltar novamente ao aeroporto internacional que serve à capital mineira, em mais um voo cargueiro.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile