Avançam os planos da ZeroAvia de mover jatos regionais por hidrogênio e eletricidade

A ZeroAvia, empresa focada em soluções de emissão zero para aviação comercial, deu um salto nos planos de fornecer motores elétricos a hidrogênio para jatos regionais, graças a um acordo expandido com o MHI RJ Aviation Group (MHIRJ). Como parte da colaboração, o MHIRJ fornecerá serviços de engenharia, integração de aeronaves e sua renomada experiência em OEM para apoiar a certificação do trem de força a hidrogênio-elétrico da ZeroAvia para retrofit em fuselagens de jatos regionais.

A ZeroAvia avança nos planos para certificar seu trem de força ZA600 de 600 kW para aeronaves de 10 a 20 assentos, com entrada em serviço prevista para 2024. Paralelamente, a empresa está trabalhando no ZA2000, um trem de força modular de 2-5 MW que visa suporte para Turboélices de 40 a 80 assentos até 2026. O trem de força ZA2000RJ expandirá essa tecnologia para permitir que os passageiros voem em jatos regionais de emissão zero já no final da década de 2020.

Este acordo coloca a aeronave da Série CRJ como prioridade nas primeiras operações usando motores de emissão zero reais. Mais de 2.000 aeronaves da Série CRJ foram construídas desde o lançamento do programa, estabelecendo-se efetivamente como a espinha dorsal da aviação regional nos Estados Unidos. Este acordo expandido segue um Memorando de Entendimento assinado pelas partes no final do ano passado.

Falando no Fórum Econômico Mundial em Davos, onde discutiu o caminho para a aviação sustentável, Val Miftakhov, CEO e fundador da ZeroAvia disse: “Existem centenas de aeronaves da Série CRJ em operação diária na América do Norte, transportando milhões de passageiros. Todos esses voos podem e devem ser de emissão zero bem antes do final desta década. Este acordo é um passo gigante no fornecimento de motores elétricos a hidrogênio para o segmento de jatos regionais.”

O acordo é o primeiro do Centro de Engenharia Aeroespacial (AEC) do MHIRJ na área de propulsão a hidrogênio. O Centro de Engenharia Aeroespacial do MHIRJ tem como objetivo fornecer serviços de engenharia, projeto e certificação para terceiros, utilizando a ampla expertise e experiência de sua equipe de engenharia.

Hiro Yamamoto, presidente e CEO do MHIRJ, disse: “Estamos muito entusiasmados com este acordo com a ZeroAvia, pois promove dois objetivos importantes para o MHIRJ. A primeira é continuar a expandir nossos negócios de AEC trabalhando com outras empresas e usando nossa vasta experiência em engenharia para avançar neste projeto de última geração. O segundo benefício é que fazemos parte da cadeia de valor ao trazer tecnologia sustentável inovadora para o mercado regional.”

No último trimestre de 2021, a ZeroAvia garantiu parcerias e financiamento com as principais companhias aéreas Alaska Air Group e United Airlines para acelerar o desenvolvimento de seu motor ZA2000, a maior das atuais plataformas de powertrain da ZeroAvia. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias