Avatar Airlines propõe vender suas ações em troca de Jumbos

A Avatar Airlines parece ter DNA brasileiro de não “desistir nunca”. Após ter cinco pedidos de certificação negados pelas autoridades americanas, ela tenta agora se aproximar da British Airways para adquirir suas primeiras aeronaves.

© Divulgação

O dono da empresa americana, Barry Michaels, tenta adquirir os 26 jatos 747-400 que estão de saída da British Airways, e quer pagar com ações da sua própria empresa, mais precisamente com 22% de participação, segundo reporta a Airways Magazine.

A Avatar Airlines não é um conceito novo. A empresa é uma marca da Family Airlines, fundada em setembro de 1992, mas que nunca alçou voo. A primeira solicitação para operar, recusada pelo governo americano, ocorreu em 1993. A ideia por trás da empresa é operar uma frota de Boeings 747 em voos domésticos nos EUA, utilizando-se de sua capacidade máxima, com o maior número de assentos possíveis, em rotas-tronco oferecendo tarifas super baixas.

O excêntrico modelo traz desconfiança aos analistas e nunca conseguiu atrair a atenção de investidores. O próprio plano de negócios da empresa foi rejeitada pela FAA, a Administração Federal de Aviação dos EUA, em 1993, 2008, 2014, 2017 e 2020.

A British Airways, por sua vez não respondeu à proposta surpreendente da Avatar, que não teve valores revelados.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias