Início Empresas Aéreas

Ave ameaçada de extinção voa de Foz do Iguaçu a São Paulo, com ajuda solidária da Latam

Fotos Aeroin e Parque das Aves

A empresa aérea Latam informou que concluiu ontem (5) o transporte aéreo de três aves da espécie jacutinga (Aburria Jacutinga), considerada ameaçada de extinção. Os animais nasceram no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, e foram enviados para o Projeto Jacutinga, em São Paulo. O transporte foi gratuito como parte do programa Avião Solidário.

O projeto, da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), busca aumentar a população de jacutingas em seu ambiente natural de ocorrência por meio da reintrodução e monitoramento de animais, baseado em pesquisa científica, educação ambiental e articulação com órgãos ambientais.

O transporte ocorreu no voo LA3109 (Foz do Iguaçu-São Paulo/Congonhas), que decolou às 10h35 e pousou às 12h01. 

O transporte da LATAM é crucial para fortalecer os esforços atualmente empregados pelo Parque das Aves e seus parceiros em projetos de conservação que estão em desenvolvimento. Essa parceria contribui com o abrigo e acolhimento de animais que por ações antrópicas não têm a possibilidade de retornar ao seu ambiente natural, bem como no transporte de animais que são peças-chave para a conservação direta ou indireta de espécies muito ameaçadas de desaparecer. A LATAM Cargo faz junto com Parque das Aves, SAVE Brasil e AZAB uma diferença enorme na conservação destas espécies ameaçadas”, disse Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.

Os animais recebidos pelo Projeto Jacutinga geralmente vêm de zoológicos ou criadouros, e passam por um período de ambientação com treinamento para aprimorar os sucessos da sua reintrodução em seu ambiente natural.

Após esse período, ocorre uma reintrodução branda acompanhada do monitoramento via transmissor VHF de todos os indivíduos. “Ações de conservação nunca são realizadas de maneira isolada. Por isso, parceiros que possibilitem que as ações necessárias sejam conduzidas com eficiência, tanto em ambiente natural, quanto dentro da instituição, têm importância vital”, enfatiza Paloma.

O Parque das Aves e o Projeto Jacutinga mantêm colaboração desde 2017 para reintroduzir no ambiente natural os filhotes desta espécie endêmica da Mata Atlântica. 

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile