Aviação da Europa em alerta para reentrada descontrolada de foguete chinês na atmosfera

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) emitiu nesta quinta-feira, 28 de julho, o Boletim de Informações de Segurança 2022-07 para aumentar a conscientização sobre a esperada reentrada na atmosfera da Terra do grande objeto espacial Foguete Long March 5B (CZ-5B).

Os especialistas de Vigilância e Rastreamento Espacial (SST) da União Europeia (UE) estimaram que os detritos gerados pelo objeto mencionado provavelmente voltarão a entrar na atmosfera da Terra de maneira descontrolada entre este próximo sábado e domingo, 30 e 31 de julho de 2022.

O SST previu uma variedade de possíveis trajetórias de reentrada, uma das quais poderia afetar o espaço aéreo do sul da Europa.

A EASA recomenda que as Autoridades Nacionais de Aviação, os Provedores de Serviços de Navegação Aérea (ANSP) e operadores de aeronaves relevantes monitorem e levem em consideração regularmente as últimas previsões para a reentrada, e adaptem suas avaliações de risco de acordo com a evolução da situação e as informações disponíveis.

Segundo o Boletim, o objeto CZ-5B tem uma massa estimada entre 17 e 22 toneladas, o que o torna um dos maiores pedaços de detritos reentrando na atmosfera nos últimos anos. Por isso, merece um acompanhamento cuidadoso.

Como esta é uma reentrada descontrolada, é difícil neste momento prever exatamente a trajetória dos detritos e onde na Terra as partes cairão. Uma previsão mais detalhada pode estar disponível apenas algumas horas antes do impacto. Neste momento, a preocupação de segurança descrita não é considerada uma condição insegura que justifique a emissão de uma Diretiva de Segurança.

O foguete Long March 5B foi lançado no dia 24 de julho, levando ao espaço o módulo Wentian para a estação espacial Tiangong da China. O novo módulo se acoplou com sucesso ao módulo Tianhe cerca de 13 horas depois, mas o primeiro módulo do foguete, com cerca de 53 metros de comprimento, entrou em órbita ao invés de reentrar na atmosfera terrestre.

Informações da EASA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias