Aviação de Caça brasileira é homenageada com monumento em cidade na Itália

Imagem: Força Aérea Brasileira

Na pequena cidade de Felonica, em Mantova, na Itália, no dia 22 de abril, ocorreu a inauguração de um monumento dedicado ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), Unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) que participou da campanha durante a Segunda Guerra Mundial.

A ideia de construir o monumento partiu de um grupo de italianos envolvidos diretamente com a coleta e manutenção de materiais e dados históricos da Guerra, sendo que o lugar escolhido para a homenagem foi a praça externa ao Museo della Seconda Guerra Mondiale del Fiume Po, localizado em Felonica.

O 1º GAVCA, ou simplesmente “Jambock”, é uma Unidade Aérea da FAB muito conhecida na cultura popular pelo seu grito de guerra, “Senta a Púa!”. Ao longo da campanha da Itália, os pilotos do Esquadrão Jambock foram responsáveis por diversos ataques contra alvos estratégicos alemães.

Participando em conjunto com a Força Expedicionária Brasileira (FEB) em algumas batalhas, como na famosa Batalha do Monte Castello, tinham como objetivo primordial abrir caminho para as tropas aliadas avançarem rumo à vitória já iminente no conflito mundial. Muitos pilotos foram abatidos pelas forças alemãs, sendo que alguns foram capturados e aprisionados em campos de concentração. No total, 16 aviões foram abatidos e oito aviadores perderam a vida.

Entre novembro de 1944 e abril de 1945, o 1º GAVCA foi responsável pela destruição de 85% dos depósitos de munição, 36% dos depósitos de combustível, e 15% dos veículos motorizados inimigos, em apenas seis meses, superando as expectativas tanto de seus aliados quanto de seus inimigos.

O 22 abril foi considerado o dia de ataques mais intensos, muito realizados na região do Vale do Pó (onde se realiza a homenagem), quando apenas 22 pilotos realizaram 44 decolagens de combate, provocando enorme estrago ao inimigo, o que foi determinante para o sucesso obtido pelas forças aliadas.

Por conta de seu notável desempenho, o Primeiro Grupo de Aviação de Caça se tornou a terceira Unidade, que não pertence às Forças Armadas dos Estados Unidos, a receber a The Presidential Unit Citation, a pedido do governo americano, por conta dos seus importantes avanços na campanha da Itália. Além da unidade brasileira, só outras duas unidades estrangeiras receberam tal honra.

A cerimônia iniciou com os hasteamentos das bandeiras do Brasil e da Itália, ao som de seus respectivos hinos nacionais. Em seguida, foi realizada a entrega da Medalha da Vitória ao Gonfalão do 1º GAVCA, concedida pelo Ministério da Defesa do Brasil, pelo Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Aéreas (SPOA) do Comando de Preparo (COMPREP) e representante da FAB na cerimônia, Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer.

Foi realizado, ainda, o descerramento do Monumento em homenagem ao 1º GAVCA na Itália, ao som da canção “Carnaval em Veneza”, Hino da Aviação de Caça. Ocorreu também a entrega de coroa de flores, com a execução do toque de silêncio pela banda local, em alusão aos pilotos brasileiros mortos em combate, em um contexto de libertação do povo italiano do nazifascismo.

Ainda na ocasião, o Prefeito de Sermide e Felonica, Mirco Bortesi, agradeceu a presença de todos e enalteceu a grande importância do dia 22 de abril. Após saudar as autoridades presentes, o Adido de Defesa e Aeronáutico do Brasil na Itália e Eslovênia, Coronel Aviador Luciano Cantuária Pietrani, procedeu à leitura, em italiano, das palavras institucionais da FAB.

O evento marcou, ainda, a “partida” da famosa La Colonna della Libertà, que consiste em uma grande caravana de veículos de combate da época da Segunda Guerra e que tradicionalmente percorre o interior da Itália, na época das comemorações alusivas à Libertação da Itália contra o nazifascismo, contou com cerca de 150 veículos e 400 pessoas.

O Adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália, Coronel Aviador Luciano Cantuaria Pietrani, garantiu que participar do evento foi muito gratificante devido à importância que tem o 1º GAVCA no contexto da Segunda Guerra Mundial.

O Primeiro Grupo de Aviação de Caça foi importantíssimo para a vitória aliada conquistada em solo italiano. Um monumento em homenagem à nossa Unidade Aérea, erguido por iniciativa da comunidade local de Felonica, reflete o maravilhoso legado deixado por nossos Heróis e materializa as fortes relações de amizade entre Brasil e Itália“, concluiu.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias