Aviação do Brasil volta a se unir para salvar a vida de um bebê

Diversos atores da aviação do Brasil, desde profissionais, influenciadores digitais e sites, até empresas do setor, estão novamente se unindo neste início de 2022 para salvar a vida de mais um bebê.

Relembrando a ação anterior

Como vimos ao longo de 2020 e 2021, uma ação como essa havia ocorrido após o bebê de 1 ano e meio João Emanuel, apaixonado por aviação desde tão novo, ser diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) Tipo 1.

Esta é uma grave doença neuromuscular caracterizada por degeneração e perda de neurônios motores da medula espinal e do tronco cerebral, resultando em fraqueza muscular progressiva e evolução até a atrofia completa.

A título de curiosidade, a tabela a seguir apresenta de forma simplificada as diferenças entre os tipos de AME.

Fonte: Instituto Nacional da Atrofia Muscular Espinhal

O único remédio existente no mundo para salvar a vida de um bebê com AME, de nome Zolgensma e desenvolvido por um laboratório dos Estados Unidos da América, só é capaz de fazer seu efeito de reverter a doença se administrado até os 2 anos de idade. Até existem casos de aplicação mais tardia que geram efeito, porém, a maior certeza de recuperação se dá até os 2 anos.

Porém, o custo da dose única necessária é de $ 2,125 milhões. De dólares, não de reais. É o remédio mais caro do mundo.

Naquela ocasião, o movimento começado na aviação nacional cresceu, atingiu profissionais de aviações de outros países e, por fim, até mesmo ganhou a grande mídia, com artistas, cantores e outras personalidades divulgando as campanhas para arrecadação do dinheiro.

O resultado foi a conquista do valor necessário em março de 2021 e hoje, com o medicamento já aplicado, João Emanuel segue recuperando sua saúde com os tratamentos associados.

Agora é a vez do Thomas

Após a conquista da ação pelo João, menos de um ano depois, mais uma ação foi iniciada pela aviação brasileira, agora pelo bebê Thomas Ehlke Schneider, filho do piloto Douglas e da comissária Julianne.

Nascido em 17 de junho de 2020, ele foi diagnosticado com AME Tipo 2 em 20 de dezembro de 2021, portanto, com cerca de 1 ano e meio de idade. Isso significa que foi iniciada uma corrida contra o tempo, de apenas 6 meses, para salvar sua vida com a compra e aplicação do Zolgensma até o limite de 2 anos de idade.

Em poucos dias do início do movimento, muitos dos atores de nossa aviação, além de outras personalidades de outros setores, já estão engajados na campanha:

Após o início da campanha do Thomas, os resultados da primeira semana foram muito bons, tendo sido arrecadado um total de pouco mais de R$ 645 mil reais. O valor que gera ótima expectativa, porém, ainda necessita de muito apoio para aumentar o ritmo de arrecadação e atingir, em apenas 6 meses, os mais de R$ 11 milhões necessários para a compra do medicamento.

Assim, convidamos você, leitor do AEROIN, a colaborar da forma que puder, seja curtindo o perfil oficial do Thoman no Instagram, seja compartilhando as publicações da campanha ou participando com doações.

Você pode acessar o perfil oficial do Thomas no Instagram clicando aqui, ou também o site oficial clicando aqui.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Veja como a Força Aérea gerencia o grave risco baloeiro no...

0
A soltura de balões pode ser considerada crime, por colocar em risco a navegação aérea e a vida de milhares de pessoas.