Aviação do Exército emprega 14 helicópteros para realização da Operação 3 Luas

Imagem: Comando de Aviação do Exército (CavEx)

Entre os dias de 15 maio e 3 de junho, o Comando de Aviação do Exército (CavEx) realizou a Operação 3 Luas, um exercício simulado com os objetivos de adestrar as organizações militares da Aviação e certificar o 2º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército) como parte da Força de Prontidão da Força Terrestre.

Com participação de militares da 12.ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e do Comando de Defesa Antiaérea, a Operação contou com mais de 600 militares e empregou 14 aeronaves, além de reforçar a eficiência operacional em exercício miliar com a realização de voos noturnos.

Imagem: Comando de Aviação do Exército (CavEx)

Fases

O exercício simulado ocorreu em 3 fases. Na primeira fase, chamada de simulação construtiva, as unidades receberam as Ordens de Operações, fizeram o planejamento e emitiram suas ordens. Na segunda fase, as tripulações dos Batalhões de Aviação executaram missões nos simuladores de voo.

Já na terceira semana, denominada de fase viva, mais de 600 militares e 14 aeronaves dos modelos Jaguar, Cougar, Pantera K2 e Fennec AvEx foram empregados em uma simulação de confronto.

A ação simulada ocorreu nas cidades de Cachoeira Paulista, Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Pindamonhangaba, Taubaté e Caçapava. Durante a atividade, foram aprimorados e reforçados as técnicas e treinamentos avançados em relação aos voos com Óculos de Visão Noturna (OVN).

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias