O Exército Brasileiro (EB) informou na última quinta-feira, 8 de setembro, que realizou infiltração e exfiltração em estágio de operações aeromóveis durante treinamento no interior de São Paulo na semana anterior.
No período de 30 de agosto a 3 de setembro, o Curso de Precursor Paraquedista do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB), com o apoio do Centro de Instrução de Aviação do Exército e do 2º Batalhão de Aviação do Exército, realizou o Estágio de Operações Aeromóveis e o Exercício Escolar: Operação Mantiqueira, em Taubaté (SP).
O Curso de Precursor, por meio de uma navegação aérea, infiltrou os militares em território simulado como sob controle do inimigo, empregando a técnica de desembarque fast rope e rappel, para operar uma zona de pouso de helicópteros, em prol de uma força-tarefa aeromóvel. Após a operação, os alunos do 22/1 Curso de Precursor Paraquedista realizaram uma exfiltração aérea do território hostil.
A atividade treina capacidades do precursor paraquedista, que é apto a operar uma zona de pouso de helicópteros diurna e noturna, planejando diferentes tipos de balizamentos para o desembarque de uma força de superfície.
Informações do Exército Brasileiro