Está acontecendo em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, cidade considerada a ‘Capital Nacional do Agronegócio’, desde o dia 01 de maio, a Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, uma das principais feiras de tecnologia agrícola do mundo, que vai até esta sexta-feira, 05.
A Agrishow é um evento voltado para pessoas do ramo do agronegócio e tecnologia agrícola, além de contar com a presença de empresas dos mais diversos ramos que auxiliam na vida no campo, como: fabricantes de tratores e máquinas agrícolas, bancos e financiadoras de crédito, empresas de ferramentas e soluções para o agro, montadoras de carros e caminhões.
E, claro, os setores de aviação agrícola e executiva, tão fundamentais quanto os demais neste ramo, também marcaram presença no evento, levando em conta a necessidade tanto das aeronaves pulverizadoras para cuidar do campo, quanto das aeronaves executivas para os proprietários poderem se deslocar entre suas propriedades e cidades por todo o país.
Tendo isso em vista, o AEROIN se deslocou até a cidade de Ribeirão Preto, para mostrar com detalhes aos leitores do site os destaques da aviação no evento de tecnologia agrícola.
Embraer e o Ipanema 203
A Embraer, a fabricante brasileira de aeronaves, exibe na feira agrícola Agrishow uma de suas aeronaves pulverizadoras Ipanema 203, que é destaque no evento há muitas edições.
O investimento da empresa na aeronave para este ramo nos últimos tempos tem resultado em excelentes resultados. A nova envergadura de asa do Ipanema 203 permite uma faixa de deposição de até 24 metros, 60% maior em comparação à sua versão anterior, o Ipanema 202, dado comprovado em testes realizados pelo departamento de engenharia rural da FCA/UNESP.
Com isso, o 203 se torna o Ipanema com o melhor custo operacional de toda a história.
O modelo atual ganhou dois metros a mais de envergadura de asa em relação ao anterior e hooper com capacidade 16% maior em volume. As novas tecnologias na aeronave permitem a realização da pulverização com precisão submétrica, graças à implantação do altímetro a laser, ao controle de vazão e à abertura e ao fechamento automático dos bicos de pulverização por meio do sistema de DGPS – GPS diferencial.
No Ipanema 203, os winglets foram reprojetados, aumentando o controle e melhorando a eficiência da pulverização, atingindo a faixa de até 24 metros. A aeronave conta também com novo sistema de ar-condicionado, cinto de segurança com air bag e cabine mais alta, com novo conceito ergonômico.
AgSur Brasil
A AgSur, revendedora da Air Tractor – uma das principais fabricantes de aviões agrícolas do mundo e a mais tradicional -, esteve presente no evento para demonstrar o clássico AT-502B, membro da AT-500 family.
A aeronave que está em exibição no evento foi ‘emprestada’ da Previsão Aeroagrícola, empresa que presta serviços com a aeronave para interessados.
A AgSur, que tem como o seu carro-chefe o AT-502B, está fazendo a revenda da aeronave no evento.
TAM Aviação Executiva
A TAM Aviação Executiva, representante de vendas exclusiva no Brasil da Beechcraft, Cessna, Bell e FlightSafety International, desembarca pela 15ª vez no maior evento de agronegócio da América Latina.
A empresa apresenta um espaço bem amplo, com duas aeronaves em exposição, conforme imagens a seguir, além das expostas no Aeroporto Estadual Leite Lopes, também em Ribeirão Preto, .
AEROIN fala com Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva durante a Agrishow
Durante a visita do AEROIN na feira agrícola, no dia 02, o presidente da TAM Aviação Executiva, Leonardo Fiuza, conversou conosco e contou um pouco sobre as perspectivas da empresa em relação ao evento e ao mercado agrícola, bem como um balanço da presença da empresa no evento:
“A gente pode dizer que está com a qualidade boa de público, clientes de boa qualidade, realmente clientes do agronegócio, que são nossos. Alguns já são proprietários de produto da nossa linha, outros são prospects (clientes potenciais), que nós estamos aí trabalhando.
(….) a perspectiva é que o mercado do agro continue crescendo esse ano. Os últimos 2 anos foram muito bons para nós em relação a vendas para o agro, a gente acredita que a gente também vai ter um bom ano em 2023, já estamos tendo um bom ano em 2023 com vendas para o agro, e vamos ter mais um ano melhor ainda, porque agora começa toda aquela fase produtiva do agro.
E os produtos que nós trouxemos, nós temos um portfólio muito grande. Mais de 20 produtos se nós contarmos todos os aviões e helicópteros nas marcas que nós representamos. Com isso, nós temos bem segmentado. A linha de aeronaves com motor a pistão, os turboélices, os jatos e os helicópteros. Dentro desses mais de 20 produtos, eu posso dizer que a gente atende quase 100% da necessidade do dos nossos clientes em todos os setores que eles estão e principalmente no agro“, afirmou Fiuza.
“Nós temos no portfólio aeronaves que podem voar pistas não preparadas, pistas de terra, cascalho, grama. E isso atende uma boa faixa do agro no Brasil. Ao mesmo tempo, temos o jato, que pode voar também nas pistas onde o agronegócio está que já são asfaltadas. E temos helicópteros para voar naquelas regiões onde não tem pista, pode pousar em lugares onde não dependem da pista.
Então nós trouxemos exemplares. Está aqui no estande um pistão, o Cessna T206H Turbo Stationair HD, e um Cessna Grand Caravan EX, e lá no aeroporto estamos com outro Caravan, um Beechcraft King Air 360, um Cessna Citation Jet M2 e um Bell 505 Jet Ranger X“, concluiu o presidente da empresa.
VKN Aviation
A VKN Aviation, empresa da própria cidade que sedia a Agrishow, Ribeirão Preto, que nasceu há mais de dez anos no município com objetivo de prestar consultoria para aquisição ou venda de uma aeronave, está pela segunda vez consecutiva no evento de tecnologia agrícola.
A empresa leva até a feira a exibição de um Beechcraft Baron 58 e de um helicóptero Robinson R66, com o objetivo de mostrar ao cliente do agro algumas das aeronaves disponíveis em catálogo para venda.
Isso se deve a uma grande fatia dos clientes da empresa, cerca de 90%, ser do agronegócio, priorizando o comercial da empresa para o agricultor, pecuarista, mas também para donos de concessionárias e proprietários de aeronaves em aeroportos do interior, com a alta crescente da aviação comercial e privada nesses locais.
SynerJet
A SynerJet, empresa de comercialização e assistência técnica de aviões executivos e helicópteros na América Latina, representante oficial da Pilatus Aircraft no Brasil, está presente na Agrishow 2023 com o PC-12NGX em exposição estática.
A representante da Pilatus no Brasil não participou da feira no ano passado, e com isso, sentiu a necessidade da participação em 2023, devido à grande demanda de aeronaves executivas no meio do agronegócio.
O PC-12NGX é uma aeronave versátil que pousa em pistas de terra ou grama, sendo uma opção de transporte para o agricultor que precisa se locomover para locais distantes dos grandes centros econômicos, por exemplo.
Além da venda do avião suíço, a SynerJet também apresenta no evento a GPU da Enercraft, peças para aviões agrícolas e o mockup do drone autônomo Wingcopter.
Leia mais sobre assuntos relacionados à Agrishow 2023: