Aviação global cobra mais critério no pacote de infraestrutura de Biden

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Grandes companhias aéreas internacionais esperam que o novo pacote proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, seja uma importante oportunidade para a recuperação da aviação global e, por isso, cobram mais participação na utilização dos recursos.

Um pedido para que o mega-plano de investimentos em infraestrutura inclua mais critério nos aportes no segmento aéreo norte-americano foi feito na quarta-feira, 30, por representantes do setor em uma cúpula de aviação da Câmara de Comércio do país.

De acordo com a agência de notícias Reuters, participaram do encontro os executivos-chefes das principais companhias aéreas e aeroespaciais dos Estados Unidos e da Europa. “Agora é a hora de reavaliar as prioridades de investimento em infraestrutura de aviação de longo prazo e de financiar projetos críticos”, disse Alan Pellegrini, chefe da divisão norte-americana do grupo francês de defesa e aeroespacial Thales AS.

O projeto de Biden prevê um total de US$ 25 bilhões em investimentos na modernização de aeroportos e infraestrutura de apoio. Ao anunciar o plano, Biden disse que espera que o mesmo resulte em novos terminais, redução das conexões e até mesmo na construção de novos aeroportos ou pistas. Representantes do setor querem que o foco desses investimentos seja discutido com a indústria como um todo.

O plano geral de infraestrutura incluirá centenas de bilhões de dólares dedicados à construção e reparo de estradas, pontes, transporte coletivo, escolas e entre outros. Os empresários do setor aeroespacial disseram no encontro que o ciclo de desenvolvimento no segmento está muito atrasado em relação ao restante da economia.

O plano de Biden de financiar o pacote com impostos corporativos mais altos, contudo, enfrenta obstáculos no Congresso por parte dos republicanos, que dizem que isso acabará com empregos, e de alguns de seus colegas democratas, que querem uma redução maior dos impostos estaduais e locais.

Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias