Aviador bilionário e dono de uma força aérea privada será o novo chefe da NASA

Jared Isaacman decola com seu caça MiG-29 / Divulgação – Polaris

O Presidente recém-eleito dos EUA, Donald Trump, anunciou hoje quem chefiará a NASA, a Agência Espacial Americana, nos próximos anos. O escolhido foi Jared Isaacman, empresário e aviador americano, tornou-se uma figura proeminente ao mesclar inovação tecnológica, liderança empresarial e exploração espacial.

Nascido em 1983, Isaacman começou sua trajetória empreendedora ainda jovem, fundando a empresa de pagamentos eletrônicos Shift4 Payments aos 16 anos. Sob sua liderança, a companhia se tornou uma das principais fornecedoras de soluções de processamento de pagamentos nos Estados Unidos, consolidando seu sucesso no setor financeiro.

Apaixonado pela aviação, Isaacman também construiu uma notável carreira como piloto. Ele detém o recorde mundial de volta ao mundo mais rápida em um jato leve, realizado em 2009, com o objetivo de arrecadar fundos para a Fundação Make-A-Wish. Essa combinação de habilidades empresariais e amor pela tecnologia e aviação abriu caminho para uma transição surpreendente: a entrada no campo da exploração espacial.

Em 2021, Jared Isaacman foi o comandante da missão Inspiration4, o primeiro voo espacial civil totalmente privado, organizado em parceria com a SpaceX. A missão não apenas marcou um feito histórico para a exploração espacial, mas também destacou o compromisso de Isaacman com causas sociais, arrecadando mais de US$ 200 milhões de dólares para o Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude.

O sucesso da Inspiration4 o levou a anunciar o Polaris Program, uma série de missões espaciais destinadas a expandir as capacidades humanas no espaço e avançar na exploração de longo prazo. O programa inclui o primeiro passeio espacial civil e testes de tecnologias para futuras missões a Marte, refletindo sua visão de um futuro onde o acesso ao espaço se torne mais democrático e acessível.

Além de seus feitos no campo espacial, Isaacman permanece ativo como CEO da Shift4 Payments, liderando inovações no setor financeiro. Sua jornada, que combina empreendedorismo, filantropia e a busca por avanços tecnológicos, solidifica sua posição como uma das figuras mais inovadoras e inspiradoras da atualidade.

Jared Isaacman/Arquivo Pessoal

Fora do setor espacial, onde conheceu Elon Musk, Isaacman formou-se em Aeronáutica na consagrada universidade Embry-Riddle e criou a Draken International. Esta é hoje a maior força aérea privada do mundo, com vários caças em sua frota que servem de aviões adversários para forças aéreas militares treinarem seus pilotos.

Hoje, eles contam com caças Douglas A-4 Skyhawk (o mesmo utilizado pela Marinha do Brasil), o caça de treinamento avançado checo Aero L-159 Alca, o caça francês Dassault Mirage F1 e o clássico soviético MiG-21 Fishbed, além de um Dassault Falcon 20 modificado para realizar simulação de ataques de guerra eletrônica (EW).

Fora a Draken, existe o Polaris Ghost Team, que é um time de demonstração aérea americana composto por um MiG-29 (pilotado por Isaacman), três jatos de treinamento avançado Alpha Jets e quatro L-39 Albatros.

Em seu Twitter, Isaacman agradeceu Trump a oportunidade e disse que “em minha última missão ao espaço, minha tripulação e eu viajamos mais longe da Terra do que qualquer pessoa em mais de meio século. Posso afirmar com confiança que esta segunda era espacial está apenas começando. O espaço contém um potencial incomparável para avanços em manufatura, biotecnologia, mineração e, talvez, até caminhos para novas fontes de energia. Inevitavelmente, haverá uma economia espacial próspera—uma que criará oportunidades para inúmeras pessoas viverem e trabalharem no espaço. Na NASA, buscaremos essas possibilidades com paixão e iniciaremos uma era em que a humanidade se tornará verdadeiramente uma civilização espacial. Nasci depois das missões à Lua; meus filhos nasceram após o último lançamento do ônibus espacial. Com o apoio do presidente Trump, posso prometer isto: nunca mais perderemos nossa capacidade de viajar para as estrelas e nunca nos contentaremos com o segundo lugar. Inspiraremos as crianças, as suas e as minhas, a olhar para o alto e sonhar com o que é possível. Americanos caminharão na Lua e em Marte e, ao fazê-lo, tornaremos a vida melhor aqui na Terra. É a honra de uma vida inteira servir neste papel e trabalhar ao lado da equipe extraordinária da NASA para realizar nossos sonhos compartilhados de exploração e descoberta”.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias