Aviador ilustre e marcante na história da FAB, falece o Major-Brigadeiro Silas Rodrigues

Imagem: Sgt Johson (P-47) e Arquivo CECOMSAER

A Força Aérea Brasileira (FAB) manifestou, nesta terça-feira, 28 de junho, condolências e profundos sentimentos de solidariedade e apoio aos familiares do Major-Brigadeiro do Ar Silas Rodrigues.

A FAB lamentou hoje informar o falecimento do Major-Brigadeiro Silas, aos 97 anos, ocorrido na noite do domingo, 26 de junho, em sua residência em Brasília (DF).

Personalidade ilustre e marcante na história da FAB, o Major-Brigadeiro Silas ingressou na Força Aérea em abril de 1943. Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 18 de dezembro de 1945 e participou do Primeiro Estágio da Seleção para Pilotos de Caça (ESPC), liderado pelos veteranos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), em 1946, o qual deu origem à formação da Aviação de Caça Brasileira.

O Oficial-General ocupou importantes cargos e funções, dentre os quais:

– participou da ativação do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV) – Esquadrão Joker, como Oficial de Operações;

– comandou o Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa;

– foi Comandante do Quinto Grupo de Aviação;

– Comandou a Base Aérea de Brasília e o Comando Aerotático; e

– foi Vice-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, dentre outros.

Reformado em 1989, após 46 anos de serviço, possuía mais de oito mil horas de voo, das quais mais de mil e cem horas de caça nos aviões P-47 e Gloster.

Honras Fúnebres

A cerimônia de honras fúnebres foi realizada no Hangar do Grupo de Transporte Espacial (GTE), localizado na Base Aérea de Brasília (BABR), durante a manhã desta terça-feira. 

Informações da Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias