Avianca aguarda definição imediata do caso Viva: “tempo é essencial”

Foto por Clément Alloing / AEROIN

Em evento realizado em Bogotá na manhã de 25 de abril, Adrián Neuhauser, CEO da Avianca, indicou que a empresa espera que a Aerocivil resolva finalmente os recursos ao processo de integração com a Viva, aprovada com condições, numa instância que lhe permitiria entrar na empresa de baixo custo fracassada para “salvá-la”.

“Acreditamos que as condições impostas pela Aerocivil não reconhecem que a Viva não voa”, disse Neuhauser, que acrescentou que “é cada vez mais difícil recuperar a empresa” enquanto perde contratos de aeronaves e funcionários migram para outras empresas.

“Pedimos uma reconsideração das condições. Espero que nos autorizem a reviver a Viva, que é a empresa que introduziu o modelo de baixo custo na Colômbia e nos obrigou a mudar nosso modelo de negócios”, afirmou.

“Se a decisão for consistente com o recurso e levar em consideração as modificações nas condições, vamos nos apressar para ver como podemos fazer o Viva funcionar novamente. Inicialmente, contrataríamos a Viva para voar em nome da Avianca e depois poderíamos avançar olhando os recebíveis e iniciar o processo de execução, que será longo.”

Sobre o processo de proteção aos passageiros, Neuhauser indicou que atualmente 1,3% do total de assentos ocupados nos voos da Avianca correspondem a passageiros com passagens originais Viva, relata o Aviacionline.

“Adoraríamos poder expandir a frequência para Buenos Aires. Uma das rotas em que tivemos mais dificuldades para proteger os passageiros da Viva foi Ezeiza-Bogotá, porque a ocupação na rota já está acima de 90% e a margem para expandir as operações é muito limitada.”

Falando da incorporação da Jetsmart Colombia, Neuhauser indicou que dá as boas-vindas à nova operadora, ao mesmo tempo em que solicita que a Aerocivil acompanhe de perto o processo de certificação: “acreditamos que a concorrência é saudável e eles são bem-vindos; tudo o que pedimos é que as autoridades mantenham o nível de jogo.”

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias