Nesta terça (24), a Avianca Brasil realizou o último voo com a aeronave MK-28, popularmente conhecido como Fokker-100. O voo de despedida contou com a participação de jornalistas, convidados e funcionários da empresa.
O presidente do grupo, José Efromovich, se emocionou ao se despedir da aeronave, lembrando do importante papel que o MK-28 desempenhou para evolução da companhia aérea nestes últimos dez anos de excelente serviço e contribuição para o crescimento da Avianca Brasil. Vale lembrar que as aeronaves estão em ótimas condições de voo e algumas delas continuarão voando do outro lado do mundo, na Austrália, nas cores da Qantas.
Após o voo de uma hora, a aeronave foi recebida em Congonhas com a saudação dos bombeiros do aeroporto, cruzando jatos d’água por sobre a aeronave.
A partir de agora, com a retirada de serviços dos MK-28, a companhia dá como concluído um processo de renovação de frota que levou dois anos e passa a contar com uma frota de 41 aeronaves, todas da Airbus, de última geração. Cabe-se ressaltar que, somente em 2015, a companhia aérea recebeu oito novos Airbus A320, consolidando-se como a companhia aérea com os aviões mais novos e com maior espaço entre as poltronas no mercado doméstico brasileiro.
A chegada dos Airbus representa a consagração de uma estratégia inovadora que, além da nova tecnologia embarcada, trará vários outros benefícios aos passageiros como o reforço da malha aérea e o aumento em até 15% na oferta de voos, tornando a experiência ainda melhor. Os Airbus são equipamentos eficientes e silenciosos que respeitam o meio ambiente ao emitir muito menos poluentes. Além disso, graças às suas inovações tecnológicas, consome menos combustível e tem custo de manutenção 20% mais baixos do que as frotas antigas. Seu sistema de entretenimento individual permite que cada passageiro escolha o canal preferido para se distrair, tornando a viagem uma experiência individualizada e única.
A empresa passa a contar agora com uma frota padronizada da família Airbus, com modelos A318, A319 e A320 – cada uma delas com capacidade para transportar 120, 132 e 162 passageiros, respectivamente.