Avianca Cargo transporta toneladas de flores para o Dia de São Valentim

Airbus A330 da Avianca Cargo em aproximação para pouso

Com cerca de 18.000 toneladas transportadas da Colômbia e do Equador nesta temporada de São Valentim (Dia dos Namorados em vários países), a Avianca Cargo comemora 50 anos desde que decolou seu primeiro voo carregado de flores para os Estados Unidos. Há meio século que a companhia aérea contribui continuamente para o setor da floricultura e para o crescimento econômico de países com relevante vocação nesta área. 

Entre as flores mais exportadas nesta temporada pela companhia aérea, prevaleceram as rosas e os cravos de Bogotá; pompons, hortênsias e crisântemos de Medellín e ciganas de Quito.

Em 1973, com apenas 12 toneladas, decolou o primeiro voo desta empresa, que foi se fortalecendo ao longo dos anos e atualmente, a Avianca Cargo se consolidou como líder na indústria de carga aérea colombiana, informa o Aviacionline.

A empresa comentou que se tornou a operadora líder do mercado nesta temporada de São Valentim, com cerca de 300 voos operados da Colômbia e do Equador para os Estados Unidos entre 16 de janeiro e 8 de fevereiro.

Esta nova temporada de São Valentim nos reafirma como líderes na promoção e fortalecimento da competitividade da indústria de flores colombiana e equatoriana no mundo. A exportação de flores exige uma coordenação cada vez mais precisa ao longo de toda a cadeia de valor para garantir uma entrega com os mais elevados padrões de qualidade e nos prazos exigidos“, disse Gabriel Oliva, CEO da Avianca Cargo.

A Avianca Cargo comemorou seu 50º aniversário e trabalho para o Dia dos Namorados na companhia de sua principal aliada, a Asocolflores, que também comemora 50 anos promovendo a indústria de flores colombiana no exterior para mais de 100 países no mundo.

As flores, uma remessa privada

A indústria da carga aérea é extremamente dinâmica e versátil, pelo que a gama de produtos que podem ser transportados rapidamente é muito vasta, desde animais vivos, veículos, vários tipos de metais (ouro, prata, alumínio), produtos perecíveis (salmão, mirtilos) e até mesmo órgãos e manufaturas industriais.

Durante as primeiras semanas de janeiro até meados de fevereiro, aumenta a movimentação de cargas de um determinado produto, como flores. Existem apenas duas épocas do ano em que se observa um crescimento exponencial: a véspera dos namorados e o dia das mães em grande parte do mundo (abril a maio).

Do momento em que são cultivadas na fazenda até chegarem aos seus respectivos armazéns, podem decorrer no máximo 72 horas, e durante todo esse processo, as flores devem ser mantidas em uma temperatura entre 0 e 2°C em seus diferentes locais. Para manter as flores frescas, a Avianca Cargo atualizou sua infraestrutura de armazenamento para a estação.

No final de 2022, foi inaugurada a nova câmara frigorífica em Medellín, que permitiu dobrar a capacidade de carga de perecíveis e melhorar significativamente a eficiência da operação. Além disso, no Aeroporto Internacional de Miami conta com uma sala similar para distribuir aos demais destinos nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia através de seus aliados.

Além disso, a Avianca Cargo é a primeira companhia aérea da América certificada CEIV Fresh pela IATA: a Avianca Cargo garante que o transporte de produtos perecíveis, como flores, seja realizado sob os mais altos padrões de qualidade durante toda a operação.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias