Início Empresas Aéreas

Avianca deixará de voar na Bolívia chegando a 26 rotas canceladas

ATUALIZADO com a nota da Avianca

A Avianca Holdings anunciou ontem que irá encerrar suas operações na Bolívia, em mais um passo para otimização da malha em meio a crise da aérea mais antiga do continente.

Segundo informou o jornal boliviano Opinión, a Avianca já solicitou ao DGAC colombiano e a Autoridade de Regulação de Transportes e Telecomunicações da Bolívia (ATT) o cancelamento das rotas.

A informação foi divulgada pelo representante legal da Avianca na Bolívia, Jorge Valle, que informou “que a empresa solicitou o cancelamento das autorizações de operações entre os países”.

A decisão de comunicação antecipada serve para que os passageiros sejam avisados e reacomodados além de que as autoridades sejam informadas.

O último voo no país andino não foi definido e segundo Jorge a empresa “necessita que as autoridades indique um prazo para o cancelamento das autorizações e a partir disto a empresa irá planejar a sua retirada”.

O fim das operações na Bolívia segue o plano de reestruturação da empresa, que inclusive admitiu uma remota possibilidade de falência após registrar prejuízos de $408 milhões de dólares no último trimestre, 11 vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Porém Jorge também cita a situação ruim no país, que fez com que a American Airlines decidisse por não voar mais na Bolívia a partir de 28 de novembro.

Posteriormente a Avianca informou em nota que irá cancelar apenas a rota Lima – Santa Cruz de La Sierra a partir de 1º dezembro, mantendo ainda os voos para La Paz a partir de Bogotá e Lima, além do voo Santa Cruz de La Sierra – Bogotá.

Com o fim destas rota, são 23 rotas canceladas ou a serem canceladas até o final do ano, veja a lista abaixo:

Bogotá – Boston
Bogotá – Chicago
Bogotá – Montevideo
Cali – Barranquilla
Guatemala – Chicago
Guatemala – New York
Guatemala – Orlando
Guatemala – Tegucigalpa
Lima – Cali
Lima – Juliaca
Lima – La Habana
Lima – Mendoza
Lima – Medellín
Lima – Orlando
Lima – Puerto Maldonado
Lima – Santa Cruz
Lima – Trujillo
Lima – Santa Cruz de La Sierra
Pereira – Cartagena – New York
San Salvador – Boston
San Salvador – Cali
San Salvador – Cartagena
San Salvador – Orlando

A Avianca Holdings é a holding que controla as operações da Avianca na Colômbia, Peru, El Salvador, Costa Rica, Equador, Nicarágua, Honduras e Guatemala. As antigas divisões brasileira e a argentina eram controladas diretamente pelo grupo Synergy, acionista majoritário na Avianca Holdings.

Sair da versão mobile