Avianca devolve todos os seus aviões Airbus A321neo

A empresa ainda possui alguns A321ceo na frota

A Avianca Airlines, da Colômbia, devolveu seus dois únicos A321neo ao locador SMBC Aviation Capital. Ambas as aeronaves foram remetidas à Flórida, onde ficarão armazenadas. A companhia aérea chegou a receber apenas duas unidades do modelo e desistiu deles em meio à pandemia, removendo-os da estratégia de frota futura.

O movimento da Avianca faz parte do processo de reestruturação da empresa, que segue rumo à deixar o processo de Chapter 11 (espécie de recuperação judicial sob a lei americana). Nesse processo, a empresa havia informado anteriormente que reduzirá substancialmente sua frota.

As aeronaves devolvidas têm matrículas N759AV (msn 7770) e N761AV (msn 7847). A última chegou a passar alguns dias no Brasil, especificamente em Fortaleza, e pensava-se que, de lá, seguiria para a Europa. No entanto, ela acabou retornando para a Colômbia e depois seguiu para os Estados Unidos, possivelmente a pedido do locador proprietário da aeronave.

O grupo Avianca é um importante cliente da Airbus, com cerca de 110 aeronaves da fabricante europeia na frota, segundo consta do inventário do Planespotters. Nesse número, incluem os jatos A319, A320, A321, A330 ceo e mais uma pequena quantidade de A320neo. A Airbus ainda tem em seu livro de pedidos mais 88 jatos da família A320neo a entregar nos próximos anos, que serão usados na renovação de frota da empresa latina.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias