Início Empresas Aéreas

Avianca também passa a usar aviões de passageiros para voos cargueiros

Em meio à situação extraordinária que o mundo enfrenta com a disseminação do Coronavírus, a Avianca também entrou para a lista das empresas aéreas que adotaram o uso de seus aviões de passageiros para voos cargueiros.

Avianca Boeing 787-8

A Avianca Cargo anunciou que seu serviço de transporte ininterrupto de carga agora conta com o apoio de tripulações e aeronaves de passageiros para o fornecimento de alimentos, equipamentos médicos, produtos de higiene pessoal e medicamentos.

Na última quinta-feira, por exemplo, uma aeronave Boeing 787-8, modelo tradicional de transporte de passageiros, fez seu primeiro voo de carga, levando quase 20 toneladas de bens essenciais em cada jornada em sua “barriga”. Com este voo, a operação de carga da Avianca já transportou 15.000 toneladas em meio à crise.

O voo decolou à 01:30, horário local, da Colômbia, com quatro pilotos, aterrissando no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, às 07:30. A carga foi transportada apenas no convés inferior da aeronave, e não sobre os assentos da forma que vem sendo feito por algumas companhias aéreas.

Para operar esse voo cheio de carga, mas com assentos vazios, foi necessário tomar medidas adicionais para o cuidado e a proteção do pessoal de bordo e de terra.

A empresa informa que estabeleceu protocolos para minimizar o contato físico, além de fornecer kits de limpeza e itens de proteção aos funcionários, gel antibacteriano, luvas e termômetros digitais para a tripulação e funcionários que têm contato e estão expostos ao público.

Além disso, entregou álcool e toalhas para limpeza de teclados e acessórios nos escritórios e realizou trabalhos adicionais de desinfecção nos banheiros e escritórios dos terminais de carga.

“Conseguir esta operação foi um grande desafio logístico para a Avianca. Priorizando a segurança de nosso pessoal e operação, adaptamos as regulamentações dos diferentes países para continuar a fornecer nossos serviços de carga sem interrupção. Com este primeiro voo em uma aeronave de passageiros, conseguimos transportar cerca de 20 toneladas de necessidades em cada jornada”, disse Kurt Schosinsky, diretor administrativo da Avianca Cargo.

Airbus A330-200F da Avianca Cargo

Atualmente, a Avianca Cargo possui seis cargueiros Airbus A330-200F, além de cinco aeronaves de sua empresa afiliada AeroUnion – três A300-600 e dois Boeings 767-200. A frota atende ao mercado internacional cobrindo Dallas, Los Angeles, Chicago, Nova York, Miami, Madri, Bruxelas e as principais cidades da América Latina.

Sair da versão mobile