Avianca varia frota de carga com um A321P2F, o primeiro da América Latina

Airbus A321 (P2F) – Imagem: Global Crossing Airlines

A aérea americana Global Crossing Airlines Group anunciou um acordo com a Avianca Cargo, da Colômbia, para o repasse de um Airbus A321 convertido de avião de passageiros para cargueiro (P2F), via wet-leasing, com opção para mais três jatos do mesmo modelo. A aeronave apoiará a frota atual da Avianca de seis Airbus A330-200F e um recente contrato para mais quatro Airbus A330-300 P2F, conforme relata o site Aviacionline.

O Airbus A321 P2F marca o início da divisão XCargo da empresa americana e é o primeiro de 13 acordos firmes com arrendadores, bem como sete compromissos adicionais para adquirir e converter jatos Airbus A321 em seu programa P2F.

“Estamos honrados em operar nosso primeiro cargueiro A321 para a Avianca, um dos maiores nomes da aviação. O A321 P2F é um ótimo complemento para a frota de aeronaves da Avianca Cargo, oferecendo flexibilidade para oferecer serviços de carga para mercados menores e alimentar a frota de A330 da Avianca nos principais hubs da companhia aérea”, disse Ed Wegel, presidente e CEO da GlobalX.

A GlobalX pretende trazer todas essas futuras aeronaves convertidas ao mercado entre outubro de 2022 e o final de 2024. Os termos do contrato permitem que a Avianca Cargo faça leasing ou aluguel até quatro cargueiros adicionais da GlobalX nos próximos cinco anos. A aeronave será o primeiro cargueiro A321 operado por uma companhia aérea latino-americana.

“Esta associação vai permitir-nos oferecer, a curto e médio prazo, mais capacidade aos nossos clientes a partir de 2022, com o objetivo claro de satisfazer as suas necessidades. Com isso, ampliaremos nossa capacidade em mercados específicos, oferecendo mais opções e produtos”, disse Gabriel Oliva, CEO da Avianca Cargo.

Global X Colômbia e Equador

A empresa solicitou recentemente a obtenção de um COA e base na Colômbia, para operar serviços não regulares sob o nome GlobalX Colombia S.A.S, com aeronaves Airbus A321F, usando o Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, como sua base principal.

Este pedido se soma à recente aprovação pelo Conselho Nacional de Aviação Civil do Equador – CNAC para que a empresa opere no país sob a marca LatinX Air, com sede no Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, em Quito. Neste caso, a empresa apresentou seu registro para operar todas as variantes da família Airbus A320.

O primeiro Airbus A321 P2F (Passenger-to-Freighter) a ser entregue à Global Crossing Airlines (GlobalX) iniciou seu processo de conversão. O trabalho está sendo feito nas instalações da ST Engineering em San Antonio, Texas. Ed Wegel, presidente e CEO da GlobalX, comentou que eles estão trabalhando no processo de certificação do avião pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). 

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias