
Está sendo trazido hoje, 17 de janeiro, ao Brasil, para ampliação da frota de aeronaves de última geração da GOL Linhas Aéreas, mais um Boeing 737 MAX-8.
De matrícula PS-GPQ e número serial de fabricação 42.556, o jato partiu dos EUA na noite de ontem no voo G3-3974, para Punta Cana, no Caribe, onde realizou uma parada de reabastecimento nesta manhã de sexta-feira.
Após partir da cidade dominicana, o avião tem como destino o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), onde a GOL possui seu grande centro de manutenção aeronáutica e onde também realiza os procedimentos de nacionalização dos equipamentos que vêm do exterior.
Sempre que o PS-GPQ estiver em voo e com seu sinal sendo captado, poderá ser acompanhado em tempo real pelo rastreamento da plataforma AirNav Radar, disponível na tela a seguir:
Como reportado previamente pelo AEROIN, este avião que a GOL está recebendo possui uma particularidade. Embora nunca tenha sido operado por outra empresa aérea, ele não é novo em termos de horas de voo.
Tendo sido fabricado em 2016, o 42.556 foi usado como avião de testes pela Boeing, com a matrícula N8703J, até 2021. Depois, foi pintado nas cores da norte-americana Southwest Airlines, mas a companhia não chegou a recebê-lo. Por fim, foi alocado para a frota da GOL.

Olha que bonito esse 737 Max da South… não, pera, esse vai ser da G3!
— Eric Breno ✈️🇧🇷 (@EBaviation) July 12, 2024
Não parece, mas esse avião será o PS-GPQ, de G3? Só winglet! pic.twitter.com/iP7o4lHMjU
Com isso, embora esteja vindo direto da fábrica, o PS-GPQ chega ao Brasil com pouco mais de 100 horas de voo já registradas em seu diário de bordo.
Após outros três MAX-8 recebidos em dezembro, a companhia brasileira chega agora a 53 unidades deste modelo de última geração e pouco mais de 130 aviões no total. Para conferir a previsão de frota da GOL para os próximos anos, clique aqui ou no título logo abaixo.