Início Acidentes e Incidentes

Avião A300 da Transcarga precisa voltar a Manaus após perder um motor em voo

Avião A300 da Transcarga semelhante ao envolvido no incidente

No final do mês passado, informamos aqui no AEROIN sobre a vinda ao Brasil do clássico e raro avião do modelo Airbus A300 da empresa venezuelana Transcarga. A operação de fretamento deveria ligar Caracas e Bogotá a Manaus e São Paulo, mas numa das etapas o jato teve problemas em um dos motores e precisou retornar ao aeroporto de origem com ele desligado.

De acordo com informações obtidas pelo The Aviation Herald e também dados da plataforma de rastreio de voos RadarBox, o A300 registrado sob a matrícula YV560T realizaria o voo T9-1521 entre Manaus e Guarulhos no dia 2 de dezembro.

A aeronave decolou do aeroporto de Manaus às 23h (horário local) com duas horas de atraso. Ainda durante a fase de subida, a 28 mil pés (cerca de 8,53 km), a tripulação foi alertada de que havia um problema (não detalhado) em um dos motores.

Com a isso, os pilotos interromperam a subida e desligaram o motor defeituoso. Após consultarem os manuais e checklists, a tripulação resolveu retornar ao aeroporto de Manaus, como se pode observar na imagem do RadarBox abaixo.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Ao pousar no aeroporto pela pista 11, após cerca de 50 minutos de voo, todos os pneus da aeronave acabaram murchando, possivelmente como parte do mecanismo de segurança, que esvazia os pneus para evitar que eles explodam. Ainda não há informações sobre danos ao motor e o motivo que fez os pilotos desligarem-no.

De acordo com dados do RadarBox, a aeronave ainda permanece em solo desde o dia do incidente.

Leia mais: