Avião A300 é danificado em ataque com mísseis ao Aeroporto de Bagdá

Um avião modelo Airbus A300 foi severamente danificado nesta sexta-feira, 28 de janeiro, em novos ataques com mísseis realizados contra o Aeroporto Internacional de Bagdá, no Iraque.

Este jato atingido, o A300-B4 registrado sob a matrícula YI-APX e fabricado em 1983, era um exemplar fora de operação e armazenado no aeroporto, e foi o único a sofrer danos, porém, segundo reporta a Al Jazeera, os mísseis caíram em vários pontos nas proximidades dos pátios e pistas, o que poderia ter gerado danos a outros aviões operacionais. Felizmente nenhuma pessoa foi ferida.

Segundo a Iraqi News Agency (INA), a Iraqi Airways confirmou que os voos de passageiros ainda continuam operando apesar do ataque.
 
Ainda segundo a agência local, o Ministério dos Transportes disse em comunicado que “a Companhia Geral da Iraqi Airways confirma que o bombardeio com mísseis que atingiu o Aeroporto Internacional de Bagdá na madrugada de hoje, sexta-feira, danificou um dos aviões armazenados nas proximidades do aeroporto”, observando que os voos diretos de passageiros continuam.

O ataque não foi imediatamente reivindicado. Os Estados Unidos e algumas autoridades iraquianas culpam os recentes ataques recorrentes na região a grupos armados xiitas alinhados ao Irã, que se opõem à presença militar dos EUA na região.

A base aérea dos EUA conhecida como Camp Victory está localizada ao redor do perímetro do aeroporto de Bagdá.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com óculos de visão noturna, Aviação do Exército realiza a Operação...

0
Durante a operação, as técnicas e os treinamentos avançados em relação aos voos com óculos de visão noturna foram aprimorados e reforçados.